Onze unidades ficarão na cidade para ações de combate à criminalidade
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 13 de fevereiro de 2015 - Santo André sediou, na manhã desta sexta-feira (13), a entrega de 104 viaturas para reforçar os trabalhos de unidades da Polícia Civil de 32 municípios da Grande São Paulo. Do total de viaturas, onze serão integradas à frota que atende Santo André por meio da Delegacia Seccional da Polícia Civil. Participaram da cerimônia o prefeito Carlos Grana, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, o delegado-geral da Policia Civil, Youssef Abou Chahin, entre outras autoridades.
“Estamos honrados em sediar a entrega destas viaturas que irão reforçar o trabalho da Polícia Civil. A política de segurança tem de contar com a colaboração dos prefeitos e esse trabalho conjunto tem caracterizado nosso trabalho na região”, declarou Grana. Ele também afirmou que o desafio é grande e pesquisas recentes revelam que em Santo André a segurança é a maior preocupação da população.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, o ato de entrega das viaturas foi antecipado para que as unidades já estejam em uso durante o Carnaval. Um dos principais objetivos, segundo ele, é combater as ações do tráfico de drogas.
Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária
A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.
A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 627, sendo 633 guardas e 111 seguranças patrimoniais, além de 85 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.