Dos 45 pets que ganharam lar, 39 foram cães e gatos acima de dois meses; edição de março ocorrerá no próximo dia 29, no Parque Central
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 2 de março de 2015 – Os filhotes de cães e gatos, mais uma vez, foram preferência na Adotanimal do último domingo (1º), referente a fevereiro: 39, do total de 45 pets adotados na feira promovida pela Secretaria da Saúde. Entre os adultos, foram seis peludos, entre latidos e miados. Neste mês, no próximo dia 29, das 10h às 15h, no Parque Central, ocorrerá a edição de março. A oferta foi de 72 animais.
Acima de cinco meses, a GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses) de Santo André entrega os filhotes castrados, vacinados e vermifugados. De quebra, com lacinhos, fitinhas e até mesmo gravatinhas no caso da população canina. Os interessados na adoção devem ter mais de 18 anos e apresentar os documentos de identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Física), além do comprovante de endereço no nome do proprietário.
O último documento era o que faltava para o comerciante Gilmar Campos, 52 anos, morador na Vila Assunção, sacramentar a adoção da fêmea Clara, com pelagem cor de mel e olhos claros, nos altos de seus dois meses de vida. Praticamente, foi amor à primeira vista quando a filha universitária Mariana Campos, 18 anos, bateu o olho na dengosa cachorrinha em exposição na feira. “Corri em casa para buscar o comprovante de residência, enquanto minha filha ficou fazendo a guarda”, contou o comerciante nesta segunda-feira (2), feliz da vida com a nova integrante da família Campos.
Mas não é somente na feira que existe a possibilidade de adotar um pet abandonado ou vítima de maus-tratos. O interessado pode se dirigir ao canil municipal, que fica localizado na Rua Igarapava, 239, na Vila Valparaíso. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone para mais informações: 3356-9075.
Sobre a Secretaria de Saúde
Com orçamento previsto de R$ 566.994 milhões para 2015, a Secretaria de Saúde tem destinado o maior valor da peça orçamentária da Prefeitura de Santo André. O governo tem na Pasta uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A rede de saúde municipal é composta por 33 USs (Unidades de Saúde); dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher); três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas; quatro PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas; três Centros de Especialidades Médicas; um Centro de Reabilitação Municipal; dois Centros de Especialidades Odontológicas; um Ambulatório de Moléstias Infecciosas; um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Centro de Terapia Comunitária e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Na área de Saúde Mental, são quatro Naps (Núcleos de Atenção Psicossocial), um Caps (Centros de Atenção Psicossocial), quatro residências terapêuticas, duas repúblicas terapêuticas, um consultório na rua (veículo), um Centro de Atenção à Saúde Mental e um Núcleo de Projetos Especiais. Na diretoria de Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Sanitária; Epidemiológica; Saúde do Trabalhador e Controle de Zoonoses e Ambiental.
A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado, por meio de contratos e convênios.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.