Prazo termina nesta quarta-feira (4); cursos fazem parte da EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos- Formação Inicial Continuada)
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 03 de março de 2015 – Para quem quer voltar a estudar e aprender uma profissão, ainda dá tempo para se inscrever num dos cursos da EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Inicial Continuada) oferecidos pela Prefeitura de Santo André. Mas é preciso correr, pois as inscrições encerram-se nesta quarta-feira (4). As opções são na área de construção civil, marcenaria, informática, beleza e culinária.
Os cursos são direcionados para quem tem mais de 15 anos e deseja terminar o período entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental. Para os interessados na área de construção civil, as aulas acontecem no Centro Público de Formação Profissional (CPFP) Armando Mazzo, no bairro Príncipe de Gales, com cursos de comandos elétricos, dry wall, pintura e texturização e eletricista instalador. As aulas são no período noturno.
Na área de beleza, a EJA-FIC oferece cursos de cabeleireiro e também de maquiagem junto com designer de sobrancelhas no CPFP João Amazonas, no bairro Capuva, à noite. Para quem gosta de informática, o curso acontece no CPFP Valdemar Mattei, e na área de alimentação, o curso de culinária básica é realizado no CPFP Júlio de Grammont, que fica no Cesa (Centro Educacional de Santo André ) do Parque Andreense. Há ainda vagas na área de marcenaria no Centro Público Miguel Arraes, localizado na Vila Guiomar. As aulas são à noite.
Para se inscrever é necessário procurar um dos Centros Públicos de Formação Profissional com RG, histórico escolar e comprovante de endereço.
Veja abaixo os endereços:
CPFP Armando Mazzo
Rua Carnaúba, s/nº, Principe de Gales- 3356-7798
CPFP Miguel Arraes
Rua Tamarutaca, 175- Vila Guiomar- 3356-7826
CPFP Valdemar Mattei
Rua Arthur de Queiroz, 399- Centro- 3356-7834
CPFP João Amazonas
Rua Antonio Squarize, s/nº- Capuava- 3356 7806
CPFP Julio de Gramont
Rua Astorga, s/nº- Parque Andreens3- 3356-7797
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como à alfabetização, à elevação de escolaridade e à formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental), cinco CPFPs (centros públicos de formação profissional) e 11 CESAs (centros educacionais).
Nas creches, são atendidas atualmente 5,8 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 1,2 mil com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs são atendidas ao ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão matriculadas 2,8 mil pessoas e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.