Apresentações ocorrerão no Teatro Municipal; ingressos serão gratuitos
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 18 de março de 2015 – A Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) abrirá, com dois espetáculos, nos dias 21 (sábado), às 20h, e 22 (domingo), às 19h, a temporada 2015 de concertos. As apresentações acontecerão no Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº, Centro) e contarão com a participação do flautista italiano Mario Carbotta. Os ingressos, gratuitos, deverão ser retirados uma hora antes das apresentações, na própria bilheteria do Teatro.
Como solista, o flautista Mario Carbotta já se apresentou com orquestras de câmara, como as alemãs Mannheim Kammerorchester e Mainzer Kammerorchester, além das sinfônicas de Istambul (Turquia) e do Cairo (Egito).
No programa das apresentações, o maestro Abel Rocha irá reger duas obras – Concerto para flauta e orquestra em ré maior, op.283, de Carl Reinecke, e a Sinfonia nº 5, de Gustav Mahler.
Escritas no final do romantismo, as composições de Carl Reinecke (1824-1910), são conhecidas particularmente por flautistas. O concerto para flauta e orquestra em ré maior, op.283, foi composta em 1908. Reinecke foi até 1895 maestro titular da Orquestra Gewandhaus de Leipzig (Alemanha).
A Sinfonia nº 5, de Gustav Mahler (1860-1911) é uma das dez sinfonias compostas pela maestro alemão. Foi escrita entre 1901 e 1902 e estreou mundialmente em um concerto conduzido pelo próprio Mahler em 1904, em Colônia (Alemanha). A sinfonia conta com cinco movimentos – Marcha fúnebre, Allegro, Scherzo, Adagietto e Finale Rondó.
A apresentação do italiano com a OSSA é uma parceria da série de concertos “Astra-Finamax”, de Jundiaí, e tem o apoio da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André.
SERVIÇO
Apresentações da Orquestra Sinfônica de Santo André no Teatro Municipal
Datas e horários: sábado (21), às 20h, e domingo (22), às 19h
Local: Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, 01, Centro)
Ingressos, gratuitos, deverão ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.