Ação compreende calendário do ‘Mês da Mulher’, disseminando a importância do respeito e pelo fim da violência
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 18 de março de 2015 – A Secretaria de Políticas para as Mulheres participou na noite de ontem (17), de Sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, o legislativo andreense acompanhou as ações desenvolvidas, bem como os avanços e conquistas para a mulher em Santo André. Na plateia, diversos segmentos sociais representados ouviram que ainda há muito o que desempenhar para acabar com a cultura do machismo.
A Secretária de Políticas para as Mulheres, Silmara Conchão, frisou na tribuna que a cidade é mais atenta ao papel da mulher. “A criação de uma secretaria voltada para os interesses da mulher demonstra o compromisso da Administração em oferecer espaço para a luta que travamos todos os dias, descontruindo a questão do machismo em nossa sociedade. Somos muitas e agora temos espaço para sermos ouvidas em nossa cidade”, concluiu.
Pouco mais de 52% da população andreense é composta por mulheres, ou seja, 351.949 pessoas do sexo feminino, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do Censo de 2010. Já no ABCD, este número representa 51,75%, com 1.320.373 mulheres nas sete cidades.
E Agora José? – Lançado na última quinta-feira (12), o projeto “E agora José?”, é um marco para a cidade, desenvolvendo um trabalho socioeducativo com homens autores de violência doméstica contra mulheres. A ação, coordenada e articulada pela Prefeitura, tem parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Secretaria de Administração Penitenciária.
O projeto tem início de maneira experimental com 15 homens, desenvolvendo metodologias que estimulam o trabalho de reflexão destes agressores, por meio de dinâmicas de grupo. Durante o desenvolvimento das atividades, um psicólogo e um sociólogo supervisionam as ações desenvolvidas, avaliando resultados. O “E Agora José?” é parte de um processo de estímulo ao pensamento e às atitudes que o levaram a cometer esse tipo de crime.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Sobre a Secretaria de Políticas para Mulheres
Primeira Secretaria de Políticas para Mulheres da região do ABC paulista desenvolve ações para garantir autonomia e direitos de cidadania das mulheres, considerando gênero, classe, raça e etnia, geração, deficiência, orientação sexual/identidade de gênero e diversidade regional. A área também articula ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, fomenta políticas e dá suporte a programas e projetos, em parceria com as demais secretarias municipais, além de instituições públicas e privadas, e acompanha e apoia realizações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Busca parceria com universidades da região para produção de pesquisas e extensão. Todo trabalho está em consonância com o Plano Municipal e Nacional de Políticas para as Mulheres. A Secretaria tem apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal.
Mais informações para a imprensa
Daniel Betega – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.