Evento fará parte das comemorações de 30 anos da corporação andreense
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 1º de abril de 2015 – Até o dia 15 de abril estarão abertas as inscrições para a 7º Olimpíadas das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo. O evento será realizado entre os dias 16 de maio e 18 de julho, em Santo André, e fará parte das comemorações de 30 anos da GCM andreense, criada pela lei nº 6125, em 31 de maio de 1985. O regulamento completo, a ficha de inscrição e demais informações estão disponível para os guardas no endereço eletrônico www.olimpiadasgcmsp.wordpress.com.
As olimpíadas oferecem as seguintes modalidades, distribuídas nos gêneros masculino e feminino: Atletismo, Futsal, Tênis de Mesa, Judô, Karatê, Jiu Jitsu, Voleibol, Basquetebol, Handebol, Queda de Braço, Supino, Cabo de Guerra, Tiro ao Alvo e Xadrez. Os candidatos podem se inscrever em apenas uma modalidade e não apresentar restrição física. Se houver mais candidatos do que vagas para o esporte escolhido, haverá seleção seguindo critérios como: obtenção de título nas duas últimas olimpíadas ou em campeonato oficial específico da modalidade, seletivas com os coordenadores e ordem de pedido de inscrição (através de data e horário de registro na respectiva secretaria da Inspetoria à qual pertence).
A Olimpíadas das Guardas Civis Municipais é destinada aos GCM’s de todo o Estado de São Paulo e tem por objetivo promover a integração social e a prática esportiva, visando a manutenção da saúde e qualidade de vida de todos os seus integrantes. A solenidade de abertura acontecerá no Complexo Pedro Dell’Antonia e, segundo os organizadores, são esperados agentes de aproximadamente 35 cidades do Estado.
A primeira Olimpíadas das GCMs do Estado de São Paulo foi realizada em 2009 na cidade de Paulínia, seguida por Salto, Itú, Bertioga, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Em 2014, o evento não foi realizado por conta da Copa do Mundo e das eleições presidenciais.
Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária
A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.
A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 627, sendo 514 guardas e 113 seguranças patrimoniais, além de 94 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Célia Sandreschi dos Santos – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.