Início da construção de Sistema e Plano Municipal de Cultura está agendado para 15 de abril
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 31 de março de 2015 – A Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André e os diversos coletivos culturais da cidade iniciam em 15 de abril a construção do Sistema Municipal de Cultura (SMC) e do Plano Municipal de Cultura, instrumentos de planejamento, financiamento e execução da política cultural da cidade, que garantem capilaridade e controle social nas decisões do setor por meio de instrumentos legais. A ampliação do diálogo sobre metodologia e cronograma inclui a constituição de Grupo de Trabalho (GT), que irá elaborar a minuta do projeto de lei do SMC.
Os encaminhamentos resultaram de reunião de mobilização do setor realizada em 30 de março para o acompanhamento da construção e do trâmite do projeto de lei do SMC. “O propósito é aglutinar forças dos diversos movimentos, entidades culturais e instituições para garantir a participação popular durante o processo, bem como respeitar as demandas de quem consome cultura na cidade”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira.
Entidades, coletivos e movimentos de cultura decidiram se reunir em 13 de abril no Auditório Heleny Guariba, às 19h, para escolher três representantes que farão parte do GT, que contará também com representantes das secretarias de Assuntos Jurídicos, Cultura e Turismo e Governo. Antes acontece nova roda de conversa com a secretaria.
Editais e consulta pública
Em 1 de abril será publicado o edital do CulturAqui, programa de atividades culturais direcionado a entidades e coletivos de cultura.
O governo também abrirá consulta pública, no site da Prefeitura, para o programa VAI Santo André (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais de Santo André), destinados aos artistas e produtores de cultura.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Tuga Martins: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.