Reunião vai discutir planejamento estratégico da rede e a organização do encontro nacional que acontecerá em novembro
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 18 de junho de 2015 - Santo André realiza, nesta quinta-feira ( 18), às 9h30, no Centro de Formação de Professores (rua Tirol, 5), reunião ordinária da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, que compõe a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), cuja sede é em Barcelona, na Espanha. Em pauta, o planejamento estratégico da rede brasileira, composta por 14 cidades e coordenada por Santo André, e a organização do encontro nacional que acontecerá em novembro deste ano, no município.
AICE é uma organização na qual as cidades participantes engajam-se em projetos que visam a melhoria de vida de seus cidadãos. Fundada em 1990, reúne mais de 400 cidades, de 35 países, com estrutura organizacional sólida. A concepção de “Cidade Educadora” significa que, sendo a cidade um espaço cultural de aprendizagem permanente, pode também ser, intencionalmente, educadora, ao promover e desenvolver o protagonismo dos seus moradores.
Das 14 cidades que constituem a Rede Brasileira, seis possuem o Selo Cidade Educadora. Uma delas é Santo André.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 10 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, o atendimento em 2014 é de 6 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 8, 4 mil, com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs, são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.