Orquestra interpretará a peça musical Pedro e o Lobo, sob a regência do maestro Carlos Eduardo Moreno; objetivo é aproximar as crianças da música clássica
Santo André, 24 de junho, de 2015 - Amanhã vai ser um dia diferente para os alunos da Emeief (Escola Municipal deEducação Infantil e Ensino Fundamental) Profª Terezinha Monteiro de Barros Nozé, na Vila Alpina. Os alunos da unidade vão receber a visita da “Sinfonieta Educa”, uma orquestra em tamanho reduzido, que interpretará a peça musical Pedro e o Lobo, de Alexandre Pokofiev, sob a regência do maestro Carlos Eduardo Moreno. Além dos cerca de 270 estudantes, pais, familiares e comunidade estão convidados para as apresentações que acontecem em dois horários: às 10h45 e às 13h15.
A ação faz parte do projeto Música na Escola, lançado em setembro de 2013, e tem como objetivo aproximar as crianças da música clássica, promovendo o contato dos alunos com a arte. Antes da apresentação, o maestro Carlos Moreno mostra os 13 instrumentos que compõem a Sinfonieta para as crianças, pouco acostumadas com nomes como fagote, oboé, trombone e trompete. Após, músicas tradicionais do universo infantil são interpretadas, divertindo e envolvendo a garotada. Por último, a aventura de Pedro é narrada por uma contadora de história e cada personagem é representado por um instrumento. Segundo Moreno, Pedro e o Lobo é o maior clássico da literatura musical infantil e por isso foi escolhido para as apresentações da Sinfonieta. “Aqui, temos a presença de cada instrumento que compõe uma orquestra, como em uma vitrine musical, disposta para se apresentar em diversos espaços”, explicou Moreno, que também rege a OSSA (Orquestra Sinfônica de Santo André).
MÚSICA NA ESCOLA – Além das apresentações da Sinfonieta, o projeto é composto por um conjunto de ações voltadas para o ensino de música nas escolas da cidade, não somente em atendimento à lei 11.769, que determina a obrigatoriedade do ensino de música no quadro curricular da Educação Básica, mas também para a formação integral das crianças. Atualmente cerca de 2,5 mil alunos da rede municipal de ensino, com idade entre 6 e 10 anos, fazem aula de música com instrumentos em pólos (sopro, metais cordas ou canto-coral) distribuídos pelos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André). Os alunos dos 2º e 3º anos que estudam em emeiefs localizadas em Cesas, têm aula de música no período regular das aulas. Os estudantes de outras unidades que queiram estudar música podem se inscrever em turmas que acontecem no contraturno, que é o horário paralelo ao que o aluno estuda.
O projeto proporciona, também, formação para os professores da rede municipal com aulas semanais na Sabina Escola Parque do Conhecimento e apresentações da OSSA.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 52 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.