Encontro é fruto de convite feito pelos Conselheiros Mirins; chefe do executivo pretende visitar todas as unidades este ano
Santo André, 24 de junho de 2015 - O prefeito de Santo André, Carlos Grana, vai visitar, nesta quinta-feira (25), quatro unidades da rede municipal de ensino, atendendo ao convite feito pelos alunos, conselheiros mirins que vieram à Prefeitura, em maio, esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do Poder Executivo e também pedir melhorias nas escolas e na cidade. A primeira unidade a receber a visita será a Emeief José do Prado Silveira, às 14h, na Sacadura Cabral, e, em seguida, a creche Maria Delphina Carvalho Neves, que fica nas proximidades. Às 16h, Grana segue para o Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Palmares, para conversar com os conselheiros mirins da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Profa. Sônia Aparecida Marques. O prefeito estará acompanhado do secretário de Educação, Gilmar Silvério.
Até o final do ano, o prefeito pretende visitar todas as unidades de educação de Santo André (51 Emeiefs, 33 creches e cinco Centros Públicos de Formação Municipal (CPFP) . Ele quer reunir-se com os conselheiros escolares e mirins das respectivas unidades para ouvir as demandas e, junto com a comunidade escolar, encontrar as melhores soluções para resolver os problemas apontados.
Mas os conselheiros mirins não vão apenas receber visita, vão ter agenda também. A Secretaria de Educação está organizando uma série de idas de representantes dos conselhos mirins a instituições públicas como o Conselho Tutelas, o Centro de Referência de Assistência Social e o Procon de Santo André. A idéia é proporcionar aos estudantes um contato com os serviços prestados por estas instituições, para que eles conheçam o trabalho, saibam como funcionam e tenham noção da sua importância. O primeiro grupo de conselheiros irá ao Conselho Tutelar II e ao Cras, no dia 30 de junho. Os dois serviços estão localizados no mesmo prédio, na Vila Luzita. Outras turmas estão agendadas para os dias 1 e 2 de julho.
A Secretaria de Educação programa a próxima visita dos conselheiros mirins ao Departamento de Assistência Judiciária e Defesa do Consumidor, onde funciona a Fundação Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), e ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, ainda sem data determinada.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como à alfabetização, à elevação de escolaridade e à formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental), cinco CPFPs (centros públicos de formação profissional) e 11 CESAs (centros educacionais).
Nas creches, são atendidas atualmente 5,8 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 1,2 mil com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs são atendidas ao ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão matriculadas 2,8 mil pessoas e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.