Competição ocorrerá de 15 a 27 de julho na cidade vizinha; das 24 modalidades, a natação será realizada na piscina olímpica andreense do Pedro Dell`Antonia
Santo André, 14 de julho de 2015 – A partir desta quarta-feira (15) até o próximo dia 27, 224 atletas de Santo André defenderão a cidade na 59ª edição dos Jogos Regionais de São Bernardo. A competição reunirá 27 municípios que integram a região metropolitana de São Paulo e Baixada Santista, além de 24 modalidades em disputa. Entre elas, as provas de natação serão realizadas na piscina olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, na Vila Pires, em Santo André.
Em 2014, Santo André ficou em quinto lugar. O desafio, neste ano, é permanecer entre os cinco primeiros. “Os Jogos Regionais perderam o objetivo principal que era o de revelar atletas. Pelo novo regulamento, equipes prontas de outros estados podem participar da competição representando os municípios que as contratam”, afirmou o gerente de formação esportiva da Secretaria de Esporte e Lazer, Paulo Honório Bastos Gomes.
Na prática, o modelo adotado torna-se desinteressante para as cidades que fomentam o trabalho de base, como é o caso de Santo André, principalmente no basquete feminino e na natação. Na competição regional, os 224 atletas andreenses estarão divididos em 25 equipes e 15 modalidades. A delegação ainda se completa com mais 40 pessoas, entre integrantes das comissões técnicas e pessoal do administrativo. Os Regionais são classificatórios para os 79º Jogos Abertos do Interior, que neste ano serão disputados de 19 a 31 de outubro, em Ribeirão Preto.
Atual campeã, São Bernardo busca o quinto título da competição e deve ter como adversários diretos São Caetano, Santos, Osasco e Praia Grande. Santo André, por sua vez, corre por fora e figura como candidatas às semifinais do basquetebol feminino e masculino, além do handebol, futsal e ginástica artística – na categoria feminino.
Vale lembrar que muitos atletas de alto rendimento do Grande ABC e do esporte nacional disputam, neste momento, o Pan-Americano do Toronto, no Canadá, pelo Brasil. No basquete feminino, por exemplo, a ala Jaqueline Silvestre e a armadora Tássia de Souza, da equipe adulta Santo André/Apaba, fazem parte da equipe que entrará em quadra nos próximos dias.
NATAÇÃO – A competição regional ocorrerá em São Bernardo em 20 espaços esportivos da cidade. No entanto, as provas de natação serão realizadas de 22 a 24 de julho, na piscina olímpica (50 metros) do complexo esportivo andreense, de acordo com o Comitê Organizador. A piscina olímpica, além de coberta e aquecida, tem sido objeto de cobiça de várias delegações internacionais que participarão da Olimpíada – de 5 a 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. O tradicional equipamento público de Santo André integra a lista dos locais de treinamento inscritos no COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
Foto – No trabalho de base, Santo André oferece curso esportivo de natação na piscina olímpica do Pedro Dell`Antonia
Crédito: Anderson Pedro/PSA
Sobre a Secretaria de Esporte e Lazer
Instituída em janeiro deste ano (2014), a Secretaria de Esporte e Lazer tem o objetivo de potencializar o acesso e a democratização do desporto e lazer para a melhoria da qualidade de vida da população de Santo André.
Dessa forma, a Pasta mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade, como campeonatos de skate e basquete 3x3 (disputado por trios de jogadores em apenas uma das metades da quadra). Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.
A secretaria apóia ainda 32 modalidades competitivas no esporte de rendimento, além de realizar vários torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Atualmente possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.