Cidade está investindo no esporte como incentivo ao desenvolvimento físico e global dos pequenos cidadãos
Santo André, 20 de agosto de 2015 - Não basta ser bom nos esportes para participar dos Jogos Escolares na Emeief Arquiteto Estevão, no Jardim Marek. É preciso cumprir um combinado feito com os professores que envolve bom comportamento, boas notas, além do comprometimento com os treinos. Mesmo assim, 135 alunos da unidade vão participar do campeonato que segue na cidade até 7 de outubro. E essa é apenas uma das 24 escolas municipais que estão participando do campeonato, em um total de 1.188 alunos. O número de unidades participantes dobrou com relação aos Jogos Escolares de 2014, quando participaram 10 unidades.
O aumento reflete o investimento do município na prática de esporte nas escolas como contribuição positiva na formação da pessoa, não só no aspecto físico. A implantação da disciplina de Educação Física para as turmas do fundamental aconteceu em 2013; hoje a rede municipal de ensino conta com 132 professores especialistas. “O esporte tem a competência de ensinar a criança a lidar e se relacionar com companheiros e adversários, desenvolverem valores de cooperação e respeito às diferenças, aprender a conviver com conquistas e frustrações, conhecendo seus limites e suas potencialidades”, explica a coordenadora de Educação Física Escolar, Márcia Kuke.
Victor Gouveia Vieira, de 9 anos, que estuda no 3º ano na Emeief Arquiteto Estevão, tem consciência de algumas lições que já aprendeu com o esporte. “ Desde que comecei a jogar futebol, aprendi a ter disciplina e também que , se a gente quer muito alguma coisa, tem que se dedicar para fazer direito. Sem esforço, a gente não chega a lugar nenhum”, conta. Seu irmão gêmeo, Vinícius, completa: “eu aprendi a trabalhar em grupo”. Os dois têm a mesma paixão pelo esporte e estão empolgados com a possibilidade de representar a escola nas modalidades de futsal e atletismo.
Segundo a professora de Educação Física, Mirvane Dias de Souza, a escola toda comprou a ideia de participar dos jogos, desde pais, a professores e equipe gestora, além dos alunos, que estão eufóricos. “Como todos estão envolvidos, as crianças ficam mais tranquilas para cumprir os combinados”, reforçou.
Os treinos começaram em junho e acontecem duas vezes por semana, depois das aulas, por isso a participação dos pais é fundamental. Mirvane explica que fez prova seletiva e ficou atenta aos talentos, direcionando as crianças para esportes onde demonstravam mais aptidão.
As amigas Fernanda Perin e Dezyrre Silva Monteiro, do 5º ano, por exemplo, sonham em ser atletas profissionais. “ Ganhar o troféu foi um sonho”, diz Dezyrre. Elas receberam troféu no ano passado pelo desempenho da equipe de corrida e este ano vão participar novamente. “A professora sempre fala que para participar a gente tem de estudar, obedecer e se dedicar”, lembrou Fernanda.
Jogos Escolares –Estão participando desta 46ª edição dos Jogos Escolares, 72 escolas públicas, sendo (24) e estaduais (15) – e privadas (33), representadas por cerca de cinco mil alunos de 8 a 17 anos. O torneio teve início dia de 17 de agosto e vai até 7 de outubro, com 11 modalidade em disputa: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, xadrez e karatê, em três categorias (mirim, infantil e juvenil) – feminina e masculina. A realização é da Secretaria de Esporte e Lazer. A programação dos jogos poderá ser conferida no site da Prefeitura de Santo André (www.santoandre.sp.gov.br).
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.