Formação acontecerá na sala de projeção do Planetário Johannes Kepler, com aulas presenciais durante 8 sábados
Santo André, 27 de agosto de 2015 - Estão abertas, até o dia 2 de setembro, as inscrições para o curso “Práticas para a observação do céu noturno” voltado a professores do ensino fundamental I e II, das redes pública e privada. O objetivo é capacitá-los para a realização, dentro e fora da sala de aula, de atividades preparatórias para observações do céu noturno. Por isso, abordará assuntos teóricos, práticos e tecnológicos para serem aplicados na sala de aula. A atividade é promovida pela Secretaria de Educação, a Sabina Escola Parque do Conhecimento, além do Planetário e Teatro Digital de Santo André - Johannes Kepler, em parceria com o Instituto de Promoção ao Desenvolvimento da Cidadania (Iprodesc).
“Queremos enfatizar a Astronomia Observacional Noturna como elemento incentivador para os alunos apreciarem e entenderem aspectos importantes referentes aos objetos celestes noturnos, além de motivá-los para o prazer da investigação científica”, explicou o coordenador científico do Planetário, Daniel Soler.
O curso é composto por oito aulas presenciais aos sábados, das 9h às 12h, nas quais os participantes terão aula na sala de projeção do Planetário sobre definições básicas e esfera celeste; aulas na sala de projeção do Planetário sobre reconhecimento do céu; aula prática sobre instrumentos de observação, utilizando-se dos equipamentos do Núcleo de Observação do Céu; aula sobre planejamento de observações e objetos celestes observáveis; atividade prática de Observação Noturna no Núcleo de Observação do Céu e aula sobre softwares e sites astronômicos;
Para o professor participante, se aprovado, será emitido um certificado pela Sabina Escola Parque do Conhecimento, Planetário e Teatro Digital de Santo André - Johannes Kepler, Núcleo de Observação do Céu (NOC) e Instituto de Promoção ao Desenvolvimento da Cidadania (Iprodesc).
Todos os participantes receberão gratuitamente um material impresso com todos os tópicos e conteúdos que serão aplicados no curso.
Serviço:
Datas: oito aulas presenciais, sendo: 05, 12, 19 e 26 de setembro; 03 e 24 de Outubro; e 14 e 28 de Novembro.
Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento
Acesso pela Rua Juquiá, altura do nº 135, Santo André / SP
Números de vagas: 50 (cinquenta).
Professores: Daniel Rutkowski Soler, Marcos Calil, Marcos Pedroso, Marília Rios, Mauro Kanashiro, Rachel Zuchi Faria.
Total de horas: 16 horas, em oito encontros e mais quatro horas extra-classe.
Gratuito.
Informações: 4422-2000 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Local: Planetário e Teatro Digital de Santo André, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.