Cidade do interior paulista espera aprimorar o trabalho com as motocicletas
Santo André, 26 de agosto de 2015 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, promove nesta semana curso de capacitação para agentes da Guarda Civil Municipal de Valinhos. O município espera capacitar equipes do seu efetivo, visando implantar um padrão de patrulhamento em motocicletas para essa cidade, já que Santo André dispõe do trabalho da Ronda com Motocicletas, a Romo. Até a próxima sexta-feira, estes agentes passarão por aulas teóricas, práticas e oficinas para sua formação.
“Apesar de ter motociclistas, o município de Valinhos ainda não possuía uma especialização nas atividades de patrulhamento, pois conduzir uma motocicleta exige, além de técnicas, habilidades extras. Patrulhar com motocicletas exige um treinamento específico e o conhecimento da ciência desta modalidade de segurança”, pontuou o comandante da Guarda Civil Municipal de Santo André, Rogério Durante. O Coordenador da GCM de Valinhos, Rangel Ricardo Minguine, destaca a importância em disseminar o conhecimento técnico com seus comandados. “Esta experiência é bem positiva e produtiva; vamos replicar este aprendizado também com nossa equipe tática”, comemora.
Denis Godoy Moreira, gerente de comunicação e sistemas da GCM, destaca que na próxima sexta-feira os agentes farão um estágio supervisionado, na prática, nas ruas da cidade. “Nossa corporação é reconhecidamente um pólo de conhecimento nesta área técnica, mantendo um aprimoramento do nosso efetivo e abertos a experiências como esta, com outros municípios interessados nesta área de atuação”, completou.
A grade curricular do curso ministrado por Santo André oferece aulas teóricas de patrulhamento com motos, com apostila desenvolvida pela própria GCM, oficinas onde os agentes de segurança começam a treinar em situações simuladas de abordagens a suspeitos, incluindo pedestres, motos e veículos, além de estágio supervisionado, com treinamento e condução em equipes, focando o posicionamento correto das motos, tanto em movimento quanto em estacionamento e qual é a função de cada membro da equipe nas ocorrências e no patrulhamento cotidiano.
Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária
A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.
A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 627, sendo 633 guardas e 111 seguranças patrimoniais, além de 85 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Daniel Betega – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.