Igualdade de direitos, participação política e combate à violência estão entre os temas do evento, que começa às 8h30, na Fainc, em Santo André
Santo André, 26 de agosto de 2015 - As mulheres são a maior parte da população do país, 52%, mas recebem em média 30% menos do que os homens para realizar as mesmas funções no mercado de trabalho, apontam as pesquisas. Na política, representam em torno de 10% apenas, seja em nível municipal, estadual ou federal. Muitas são vítimas de violência doméstica diariamente e se sentem ameaçadas de abuso sexual nas ruas e no transporte público. Essas questões e muitas outras do cotidiano feminino estarão na pauta da IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que acontece neste sábado (29). Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, o evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e será realizado no auditório da Fainc (Faculdades Integradas Coração de Jesus), a partir das 8h30.
Quatro eixos temáticos vão nortear as discussões de propostas focadas em ações para o fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação nas diversas esferas institucionais. Os temas são: I - A contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades; II - As estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas no âmbito municipal, estadual e federal; III - Sistema político com participação das mulheres e igualdade e IV - Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.
“O produto da conferência será o IV Plano de Políticas para as Mulheres que irá traçar o compromisso da cidade com o enfrentamento das desigualdades e violências de gênero”, destacou a secretária de Política para Mulheres, Silmara Conchão. O perfil socioeconômico e o mapa da violência contra a mulher, apresentado pela publicação “Mulheres de Santo André em Pauta”, lançada pela Prefeitura em março, irá balizar as discussões desta IV Conferência, segundo Silmara. “Este levantamento nos revela que as mulheres andreenses, em pleno século XXI, figuram em números importantes entre as vítimas de espancamento, agressões, intimidação, maus-tratos e violência sexual. Este tipo de violência envolve também as nossas crianças e adolescentes. Os números da violência doméstica vêm em um crescente ao longo do período entre 2009 a 2013. Outro desafio a enfrentar é a condição de vida das mulheres chefes de família, principalmente as mulheres pobres e negras. Enfim, como avançar na participação política para que temas como estes sejam fortalecidos na agenda pública a curto prazo”, acrescentou.
Para ampliar a participação das mulheres andreenses neste processo de discussão política, em março de 2015 foram realizadas 32 pré-conferências espalhadas por todos os cantos da cidade que ocorreram nas Unidades de Saúde, em espaços públicos e religiosos. Além disso, 98 urnas foram distribuídas por toda a rede municipal de ensino com o chamado: “Mulher, diga a cidade que você quer”. “Contamos com a participação do grupo intersecretarial Elo Mulher e o grupo da Educação envolvido com o projeto ‘Quem Ama Abraça’, o que possibilitou o alcance de cerca de 5 mil mulheres ”, comemorou Silmara. A expectativa da organização é que em torno de 200 pessoas compareçam.
A participação é aberta às pessoas interessadas, mas para ter direito a voto é preciso chegar antes das 10 horas.
Programação
Apresentação cultural – Quem Ama Abraça – Funcionários (as) da CRAISA
Composição da mesa de autoridades
Votação do regimento interno
Mesa temática
Trabalho em quatro grupos por eixo temático
Validação do produto dos quatro grupos
Eleição da delegação da sociedade civil para a Conferência Estadual
Serviço
IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
Data: 29/8 das 8h30 às 15 horas
Local: Faculdades Integradas Coração de Jesus (Fainc)
Rua Siqueira Campos, 483, Centro
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Sobre a Secretaria de Políticas para Mulheres
Primeira Secretaria de Políticas para Mulheres da região do ABC paulista desenvolve ações para garantir autonomia e direitos de cidadania das mulheres, considerando gênero, classe, raça e etnia, geração, deficiência, orientação sexual/identidade de gênero e diversidade regional. A área também articula ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, fomenta políticas e dá suporte a programas e projetos, em parceria com as demais secretarias municipais, além de instituições públicas e privadas, e acompanha e apoia realizações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Busca parceria com universidades da região para produção de pesquisas e extensão. Todo trabalho está em consonância com o Plano Municipal e Nacional de Políticas para as Mulheres. A Secretaria tem apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.