Resolução N.º 42 Edital Chamamento Processo Escolha Sociedade Civil 2025
Port. N° 103 Nomeação Comissão Eleitoral
Port. N.°121 Substituição Comissão Eleitoral
Anexo 1 – Manual de acesso passo a passo - Cadastro no Colab
Anexo 2 - Manual de acesso passo a passo - Formulário de inscrição de candidatura COMDEF 2026_2027
Resolução N.º 43 - Edital Complementar N.º 01 - Identificação candidaturas e regras para Campanha 2025
Resolução N.º 44 - Edital Complementar N.º 02 - Prorrogação prazo para inscrições e demais datas
Resolução N.º 45 - Candidaturas habilitadas e inabilitadas
Resolução N.º 46 análise dos recursos,candidaturas habilitadas e demais providências
Resolução N.º 48 alteração data de divulgação da identificação e apresentação das candidaturas
Resolução N.° 49 horário de atendimento no ponto de apoio
Resolução N.º 50 Divulga o resultado da eleição 2025
DIVULGAÇÃO DAS CANDIDATURAS
Organizações da Sociedade Civil (OSCs)
Ação Cristã Comunitária do Brasil – Projeto Shalom
O Projeto Shalom, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolve ações direcionadas à promoção da segurança alimentar e nutricional, socioeducativas voltadas à proteção e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, sem e com deficiências variadas, com ações especializadas que desenvolvam as capacidades adaptativas. Promove atividades lúdicas, culturais e esportivas que estimulam a convivência comunitária, o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, e a ampliação do repertório sociocultural, contribuindo para a prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social.
APAE Santo André
É uma entidade filantrópica da Rede de Proteção Social Especial que atende cerca de 500 pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Atua em Educação, Saúde e Assistência Social, promovendo inclusão, autonomia e qualidade de vida por meio de programas e ações que fortalecem direitos e ampliam habilidades funcionais.

Associação Projeto CRE'R – Carinho e Respeito ao Excepcional Renovando
Atendemos pessoas com deficiência intelectual/múltipla com idade entre 14 e 45 anos e suas famílias. A instituição foi fundada em 1994, por um grupo de pais que necessitavam de um local onde seus filhos pudessem desenvolver atividades que favorecessem a autonomia. Promovemos a interação e a socialização em meio período, por meio de oficinas diversas em pequenos grupos. Proporcionamos passeios externos favorecendo a inclusão social e a visibilidade deste público.

Instituição Cidade dos Meninos Maria Imaculada
Há mais de seis décadas, a Cidade dos Meninos Maria Imaculada realiza um trabalho social e educativo de profundo impacto, promovendo a dignidade, a inclusão e o protagonismo de crianças, jovens, famílias e idosos. Em 2006, aprofundou seu olhar atento e dedicado, quando criou um Programa especial para acolher e transformar a vida de pessoas com deficiência. Com dedicação total e humanidade, oferece tratamentos essenciais como Equoterapia, Fisioterapia Aquática (Hidroterapia), Fisioterapia Clínica, Acupuntura e RPG. O objetivo é despertar o máximo potencial, construir a autonomia e garantir a plenitude da dignidade de cada indivíduo, promovendo sua completa inclusão social.
Ordem dos Advogados - 28º Subseção
A Ordem dos Advogados do Brasil, 38ª Subseção de Santo André, por meio de sua Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pelo Dr. Orlando Narvaes de Campos, apresenta sua candidatura ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDEF). A instituição reafirma seu compromisso histórico com a defesa dos direitos e a inclusão das pessoas com deficiência, buscando contribuir ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os cidadãos em Santo André.
Pessoas com Deficiência e Familiares
André Alex Sandro Martins Silva
Psicólogo formado pela Fundação Santo André, com atuação em Psicologia Organizacional, do Trabalho e Clínica. Autor do livro “TEA: O Sofrimento Familiar – Do Luto à Superação” e participante do documentário “PAITEA: Desafios, Descobertas e Superação”, é palestrante sobre saúde mental e autismo. Desenvolve ações de apoio e acolhimento a famílias atípicas, promovendo inclusão e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Andressa Cristina Bordignon
Nascida em São Bernardo do Campo hoje vivo em Santo André. Formei‑me em fisioterapia em 2002 e, desde então, atuo na área hospitalar, cuidando de pacientes em UTI adulto e infantil e nas enfermarias. Cada dia no hospital me ensina algo novo sobre resiliência e compaixão. Ser mãe da Manuella, 9 anos, que tem autismo nível 1 de suporte, mudou a minha vida de uma forma que eu nunca imaginaria. Com ela descobri o verdadeiro sentido da inclusão e aprendi que amar de forma plena é, antes de tudo, respeitar as diferenças. Essa experiência me impulsionou a me envolver ativamente nas causas dos direitos da pessoa com deficiência, lutando por uma sociedade mais justa e acessível para todos, independentemente da condição.

Célia Fernanda Iervolina Souza
Professora Célia Fernanda e estou concorrendo a uma vaga no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMDEF. Trago minha experiência pessoal como Pessoa com Deficiência visual desde 2018, além de minha experiência profissional diversificada. Sou professora de Ciências, Biologia e Inglês. Sou tradutora e intérprete. Também trabalhei como secretária bilíngue executiva e analista de Marketing. Quero dedicar meu aprendizado para melhorar a acessibilidade de nossa cidade. Peço seu voto. Muito obrigada!
Marcia Alves Sampaio
Casada com Tchesco, é ativista na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Cadeirante e em reabilitação contínua, dedica-se à inclusão social e à superação de desafios. Em 2010, fundou o projeto “Acessibilidade: A Luta é Nossa”, voltado a famílias em vulnerabilidade e crianças com deficiência. Atua com compromisso pela igualdade, respeito e garantia dos direitos constitucionais.
Maria Izabel da Silva Ramos
Thiago Daniel Tucci
Sou Thiago Daniel, PcD, andreense de nascimento e de coração, com uma família que há gerações luta e ama Santo André. Há mais de 20 anos atuo como perito em legislação da Pessoa com Deficiência, analista jurídico-normativo e exegeta da acessibilidade, sempre com o propósito de transformar leis em oportunidades reais. Faço isso desde 1999/2000. Hoje sou palestrante, professor e fundador do Adequando, uma plataforma criada para simplificar, capacitar e conscientizar, tornando o acesso aos direitos da Pessoa com Deficiência algo real, prático e aplicável na vida de todos os dias. Porque acreditar na inclusão é importante, mas fazer dela uma realidade é a missão da minha vida.
Vagna Morais de Almeida Rossi