Os serviços de ações afirmativas no município de Santo André são executados pela Secretaria de Inclusão Social, por meio da Supervisão Técnica de Serviços de Cidadania, sendo desenvolvida mediante serviços continuados, com execução direta e parcerias com organizações de assistência social, visando a informação, orientação, fortalecimento dos segmentos e principalmente a garantia de direitos de cidadania.
"Vem Maria" - Centro de Apoio à Mulher em Situação de violência
Serviço destinado ao atendimento de mulheres em situação de violência doméstica, por meio do acolhimento e acompanhamento de profissionais na área da psicologia e serviço social, além da inserção na rede de serviços da cidade, no mercado de trabalho, assistência judiciária, escolarização e qualificação profissional, saúde, entre outros.
Local de Atendimento
Endereço: Rua João Fernandes, nº118 - Bairro Jardim
Telefone: 4992-2936 / 4992-3410
Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h
Casa Abrigo Regional do ABC
O monitoramento das ações é realizado pelo Conselho Gestor do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, composto por representantes dos sete municípios. O projeto tem por objetivo possibilitar proteção imediata à integridade física e moral das mulheres (e seus filhos) em situação de risco de morte, decorrente de violência doméstica, que não tenham condições de abrigar-se na casa de amigos ou parentes. O serviço funciona 24 horas e tem capacidade de abrigar 25 pessoas (mulheres e filhos com até 18 anos).
A Casa tem como porta de entrada em Santo André, o Vem Maria.
Centro de Referência do Idoso - CRISA
Informa e orienta munícipes e pessoas interessadas em geral sobre direitos e serviços destinados a este segmento.
Oferece atividades como dança cigana, dança de salão, ginástica, grupo de terapia e grupos de convivência.
Programa de atenção a pessoas idosas em situação de violência em Santo André
Desde 1998 é desenvolvido o Programa de Atenção a pessoa idosa em situação de violência, destinado a munícipes de ambos os sexos, a partir de 60 anos, que estão vivenciando alguma forma de violência, não tendo garantida a proteção a integridade física ou moral. A partir de denúncias de munícipes ou de encaminhamentos do Sistema de Justiça, uma equipe realiza visitas domiciliares a fim de identificar a situação do idoso, avaliar o grau de risco a que está submetido, mediar conflitos familiares, orientar a família e propor as medidas protetivas previstas em lei, valendo-se para isto, da rede municipal de serviços, de convênios com instituições de longa permanência e do Poder Judiciário.
Local de Atendimento
Endereço: Rua do Café, 32
Bairro: Jardim
Telefone: 4992-8132
Horário de Atendimento: das 8h às 17h