27 ABR 2022
PLANEJAMENTO URBANO
Santo André encerra Programa Operação Chuvas de Verão sem registro de vítimas fatais

Atuação conjunta das equipes da Prefeitura foi determinante para realizar um trabalho preventivo qualificado e focado na preservação de vidas

Santo André, 27 de abril de 2022 - O Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santo André encerrou a edição deste ano do Programa Operação Chuvas de Verão (POCV), com números que comprovam a eficiência das equipes do município na atuação de forma preventiva, seja na remoção de famílias em áreas de risco ou em situações que necessitaram de auxílio imediato.

Desde o início do POCV, em 1º de dezembro, até o seu encerramento nesta quarta-feira (27), o Departamento de Proteção e Defesa Civil, junto dos demais órgãos municipais da Prefeitura envolvidos, realizou 1.496 vistorias em edificações, em árvores com risco e potencial para queda e áreas de deslizamento, desbarrancamento, enchentes, inundações ou alagamentos.

"O trabalho preventivo foi determinante para que a nossa cidade respondesse de maneira efetiva aos períodos de maiores índices pluviométricos. As equipes da Prefeitura, dentro do Programa Operação Chuvas de Verão, se mantiveram alertas e comprometidas com a preservação da vida. Felizmente nossa cidade não registrou nenhuma catástrofe ocasionada pelas chuvas nos últimos meses. Agora o foco é começar a pensar na próxima atuação com o verão 2023", destacou o prefeito Paulo Serra.

Dentro do contexto de ações preventivas realizadas, as equipes que compõem o Programa Operação Chuvas de Verão realizaram 4.940 podas de árvores, 472 remoções, 52 recolhas de galhos após tempestades, além de 7 milhões de metros quadrados de roçagem. Foram mais de 1.200 toneladas de resíduos removidos dos viários, rios, córregos, bocas de lobo e limpeza geral durante o período da ação.

Trabalho constante - O POCV realiza um planejamento completo de contingência para o período de chuvas que vai de dezembro ao mês de abril. O programa traça protocolos para resposta rápida e integrada às emergências causadas por chuvas intensas no território andreense.

O plano municipal busca minimizar os impactos das chuvas para a população e foi formulado com base em uma extensa análise de cenários de risco, no monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos, e na gestão inteligente de recursos, de forma articulada com a administração direta e indireta.

O programa de minimização de impactos orienta o que deve ser feito e por quem em cada estágio de emergência, visando a volta ao estágio de normalidade e minimizando desastres maiores. O foco principal é a prevenção, tanto de estrutura física das variadas regiões da cidade, como também da orientação para a comunidade, com o objetivo de prevenir situações mais graves.

Todas as áreas de risco do município são monitoradas e as ações de remoção de famílias em áreas de risco continuará. Também como parte do POCV, a Prefeitura de Santo André prossegue com a limpeza e manutenção dos equipamentos de drenagem, retirada de resíduos sólidos e realização de roçagem, para evitar alagamentos e inundações.

| Texto: Daniel Betega

Autor: Daniel Betega