02 MAI 2022
Santo André inaugura Clínica da Família Alzira Franco
Equipamento beneficiará cerca de 12 mil pessoas e contará com equipes de Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal

Santo André, 29 de abril de 2022 – O Jardim Alzira Franco ganhou nesta sexta-feira (29) uma Clínica da Família. O equipamento público foi entregue com a padronização do programa Qualisaúde e terá equipes de Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal. A unidade vai funcionar de segunda a sexta, das 7h às 17h, e o atendimento terá início na próxima quarta-feira (4).

“Essa é a segunda unidade entregue com o padrão Qualisaúde nesse mês e é uma das principais, pois vai transformar a vida de muita gente que sonhou e lutou durante muitos anos por ela. Essa unidade não é nossa, é das 12 mil pessoas que serão beneficiadas aqui no entorno. Santo André foi exemplo de gestão na pandemia e, a partir desse momento, vamos focar na atenção básica e aumentar a cobertura do programa saúde da família”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Com 700 metros quadrados, o equipamento foi entregue com nove consultórios, recepção com três pontos de atendimento, salas de acolhimento, vacina, procedimentos, curativo, sutura, coleta de exames, inalação, almoxarifado, sala de observação, farmácia, administração, consultório de odontologia, sala de esterilização, sala de prontuário, copa, vestiários e sanitários. As intervenções necessárias para a finalização da obra contaram com investimento de R$ 2 milhões.

“Hoje já investimos mais de 30% do orçamento em saúde e planejamos em 2024 chegar a uma cobertura de 70% para atender toda a nossa gente que depende do SUS em atendimento preventivo e curativo e é essa fase que inauguramos aqui hoje”, completou o prefeito Paulo Serra.

O líder comunitário e presidente do projeto Segunda Chance, Luis Trindade, participou do evento de entrega da unidade e falou sobre a importância do equipamento para a população. “O projeto tem a proposta de dar uma segunda oportunidade para as pessoas e esse posto de saúde, que estava parado desde 2011, representa isso. Era uma briga de muitos, outros não puderam ver, porque infelizmente, foram embora depois de pegar o vírus da Covid-19, mas muitos estão aqui para ver esse sonho acontecer. Aqui tem muitos idosos e essa unidade vai fazer muita diferença para todos nós”, comemorou.

Na Clínica da Família Alzira Franco serão realizadas consultas médicas com generalistas, consultas de enfermagem, acompanhamento e tratamentos odontológicos, visitas domiciliares, além de procedimentos de enfermagem como curativo, vacina, coleta de exames laboratoriais, coleta de papanicolau, administração de medicamentos, teste rápido de gravidez, sífilis, hepatite B/C e HIV, Covid-19, atividades coletivas e dispensação de medicamentos.

A construção da então Unidade de Saúde da Família Alzira Franco teve início em 2011, mas foi paralisada no mesmo ano. As obras foram retomadas pela Prefeitura em setembro de 2019.

“Aqui tem a luta da comunidade e ela é percussora dessa unidade, é anterior a mim, anterior ao prefeito e a alguns vereadores. Há vida dentro dela, vida que nasceu nessa batalha de levar para a população mais carente e menos assistida o Sistema Único de Saúde e faz com que as pessoas tenham direito à vida. Essa obra ocupa um espaço tão importante que, embora não seja gigante, é maior do que qualquer gigante pois é o sonho dessa sociedade que quer produzir justiça”, comentou o secretário de Saúde, José Police Neto.

Autor: Rafaela Mazarin