04 MAI 2022
Santo André inicia campanha do Maio Amarelo
Conjunto de ações tem como objetivo reduzir acidentes por meio da conscientização de motoristas e pedestres

Santo André, 4 de maio de 2022 - A Prefeitura de Santo André começou nesta semana uma importante campanha com série de atividades do Maio Amarelo, com foco em motoristas, pedestres e alunos das escolas. A iniciativa tem como objetivo reduzir o número de mortes por acidentes e sinistros de trânsito na cidade, além de elucidar dúvidas sobre as regras de educação e de comportamento seguro nas ruas e avenidas.

Como base da campanha deste ano, denominada “Juntos Salvamos Vidas”, a Prefeitura de Santo André preparou algumas ações ao longo do mês. A primeira atividade é a chamada “Pista Certa”, realizada em parceria com a Mapfre Fundación. O programa leva conceitos de segurança no trânsito, meio ambiente e cidadania às crianças, por meio de vivências lúdicas e pedagógicas.

A ação inclui contação de histórias e a utilização de bicicletas em um circuito que simula características do trânsito em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. A iniciativa acontece desde a última segunda-feira (2) e vai até sexta-feira (6), das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, sempre no Parque Regional da Criança - Palhaço Estremilique.

“Estas ações são importantes para todas as idades. Não podemos nos acostumar com o alto número de acidentes e mortes no trânsito e por isso investimos na educação, monitoramento, atividades e ações que permitam melhorar o tráfego e mobilidade da nossa cidade, sobretudo no quesito segurança, preservando vidas. É muito satisfatório saber que as crianças vão para casa e servem como ‘agentes de trânsito’ que cobram os pais para que sigam as regras de trânsito”, diz o prefeito Paulo Serra.

Programação - Outra iniciativa que integra o Maio Amarelo é o programa “Educação Viária é Vital”, também em parceria com a Mapfre. O programa oferece um conjunto de propostas de atividades integradas às disciplinas e aulas, envolvendo os estudantes e docentes em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas a escola, fazendo com que todos possam elaborar e implementar projetos que visem melhorias nestas condições da mobilidade, tornando a circulação mais segura e eficiente.

O programa “Educação Viária é Vital” será voltado a crianças e professores de escolas municipais, estaduais e particulares. O lançamento oficial acontece no dia 12 de maio. Os professores passarão por um curso inicial de 40 horas e posteriormente terão um encontro online com educadores da Mapfre discutindo diversos temas relacionados ao trânsito e pedagogia, desenvolvendo projetos sobre o assunto.

Com data a ser anunciada em breve, o Centro de Educação para a Mobilidade, localizado na Sabina - Escola Parque do Conhecimento, será reinaugurado trazendo novamente atividades de educação de trânsito em um espaço que recentemente foi revitalizado e ampliado. No dia 17 de maio, em parceria com o Sest-Senat, ocorre no calçadão Oliveira Lima uma ação de conscientização, das 9h às 16h.

Por fim, no dia 26, funcionários da Gerência de Educação para o Trânsito, vinculada ao Departamento de Projetos Especiais de Mobilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana, irão ministrar em parceria com a empresa Bridgestone, uma palestra sobre segurança no trânsito voltada para funcionários.

Outras atividades poderão ser incluídas no calendário de ações e serão confirmadas no decorrer do mês.