04 MAI 2022
Turismo Industrial e de Inovação retoma visitações com piloto no Aterro Sanitário
Iniciativa é a primeira realizada no local, operado pelo Semasa
Santo André, 4 de maio de 2022 - Após hiato de dois anos por conta da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Santo André voltou a promover as visitações do programa Turismo Industrial e de Inovação. A retomada começou pelo Aterro Municipal de Santo André, localizado no bairro Cidade São Jorge, que passou a fazer parte da iniciativa pela primeira vez.

Aberto em 1986 e desde 1999 operado pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), o Aterro de Santo André é atualmente um dos mais bem classificados no Estado de São Paulo, com nota 9,4 dada pela Cetesb. Na região do ABC, Santo André é a única cidade que tem espaço para a destinação de 100% dos resíduos residenciais gerados pela sua população: cerca de 630 toneladas por dia.

O Aterro Municipal de Santo André é hoje um complexo de tratamento e destinação final de resíduos sólidos produzidos no município. Não é só aterro de lixo e muito menos lixão. Trata-se de uma área destinada a receber os resíduos sólidos produzidos em Santo André e dar o destino ambientalmente correto a estes materiais coletados.

Segundo o superintendente do Semasa, Gilvan Júnior, o local é importante para Santo André tanto na economia, como na sustentabilidade. “O Aterro Municipal é importante para a destinação correta do lixo, além de gerar empregos e estimular as cooperativas de reciclagem. Na última semana, inclusive, viemos acompanhar a ampliação do aterro, que nos capacitará a receber mais 500 mil toneladas de lixo e estenderá a vida útil do espaço até 2024, promovendo maior sustentabilidade e deixando a nossa cidade cada vez mais bem cuidada e limpa”, disse.

O Turismo Industrial e de Inovação é uma ação promovida pela Prefeitura de Santo André como forma de realizar visitas monitoradas às empresas parceiras do programa. Criado em agosto de 2018, o programa alcançou até o momento 424 participantes em 21 visitas, sendo 14 pilotos e sete oficiais.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, a retomada do Turismo Industrial é importante por representar o alinhamento com questões globais, como o objetivo número oito de desenvolvimento sustentável proposto pela ONU, que trata sobre “Trabalho Decente e Crescimento Econômico”.

“Atenta às pautas da agenda 2030, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU e às pautas ESG (Environmental, Social and Governance – ambiental, social e governança), a Prefeitura de Santo André retoma as visitações do Turismo Industrial e de Inovação naquele que é um dos principais símbolos da região do ABC no quesito sustentabilidade. Estamos muito contentes com a retomada e esperamos fazer o máximo de visitações possíveis nas empresas participantes do programa”, disse Banzato.

No momento, além do Aterro Municipal, o programa tem convênio para visitas monitoradas na Cervejaria Madalena, Senai A. Jacob Lafer, Braskem, Unipar Indupa e MMP Materiais Pedagógicos. Além disso, a ação conta com o Itescs (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) e Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) como apoiadores, que auxiliam na divulgação e captação de visitantes. A Rhodia Solvay está em processo de negociação avançada para receber visitas experimentais.

Os empreendedores abrem as portas para que grupos de pessoas interessadas possam conhecer a sua estrutura, a forma de produzir, as tecnologias empregadas, bem como os produtos gerados. As visitas ocorrem com agendas pré-determinadas e com roteiros específicos, elaborados pela própria empresa.

A empresa parceira define uma equipe responsável e as áreas a serem visitadas, dias e horários e o que poderá ser conhecido dos processos de produção. Este trabalho reúne uma excelente opção para desenvolver empresas e regiões, trazendo a promoção e fortalecimento da marca das empresas, estreitando a relação das empresas com clientes, fornecedores, estudantes, professores e pesquisadores e ainda criando roteiros turísticos permanentes de negócios que envolvam vários segmentos e interesses do público, como a história, a cultura e a gastronomia locais.

A empresa ou instituição que tiver interesse em participar do programa Turismo Industrial e de Inovação e obter maiores informações, poderá entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, por meio do e-mail: rgallino@santoandre.sp.gov.br ou pelos telefones: 4433-0752 e 4433-0198. Para mais informações: https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/turismo-industrial/

| Texto: Renan Muniz
imprensa@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142