05 MAI 2022
Alunos da rede municipal de Santo André participam de Semana Cultural
Emeief Professor João de Barros Pinto realizou diversas atividades envolvendo a comunidade escolar
Santo André, 4 de maio de 2022 – Palestra, exposição de trabalhos e fotografias, apresentação teatral e de fantoches, música, bem como declamações de poesia de cordel marcaram a reabertura do auditório da Emeief Professor João de Barros Pinto, em Utinga. As diversas atrações realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, entre os dias 26 de abril e 3 de maio, integraram a Semana Cultural da unidade que envolveu toda a comunidade escolar.

A iniciativa surgiu da vontade de retomar o uso do auditório da Emeief, que passou por uma reforma no forro, substituindo o madeiramento. Sendo assim, a abertura do evento ocorreu justamente neste local especial. Com a participação da comunidade escolar foi realizada uma eleição e o espaço recebeu o nome do professor Wilton do Nascimento Silva, que lecionava aulas de matemática para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e faleceu em 2018.

A homenagem contou com a presença dos familiares do querido professor, que ficaram emocionados com o reconhecimento do trabalho de Wilton através dos alunos que apresentaram uma literatura de cordel, relatando a vida do docente.

Durante a Semana Cultural, as apresentações ocorreram no auditório, corredores e pátio da escola. Além da participação da comunidade escolar, incluindo alunos da Emeief Professor João de Barros Pinto, pais, professores, equipe gestora, funcionários e psicóloga, participaram também alunos e a equipe do Polo Bilíngue. No decorrer do mês de maio, parceiros como a Defesa Civil e a Polícia Militar também se apresentarão para os alunos.

O projeto foi colocado em prática também a partir da necessidade do acesso às atividades culturais após o período da pandemia e com o objetivo de estreitar os vínculos entre a escola e as famílias. “Reinauguramos o auditório para desenvolvermos as nossas atividades com a comunidade escolar. Já se tornou palco de debates, reuniões, palestras e formações para planejar, fomentar e implementar ações, programas e projetos para aprimorar a qualidade da educação pública municipal”, destacou a diretora da unidade, Ivonete Maria Zanon Leite.

Os pais do aluno Levi Nascimento Feltrin, de quatro anos, acompanharam orgulhosos a apresentação do filho que tem paralisia cerebral, durante a Semana Cultural. “Hoje foi a primeira apresentação do Levi na escola e eu nem sei como começar a agradecer. Desde o início do diagnóstico dele eu sempre me perguntava como seria sua vida na escola. Hoje, depois de alguns meses, percebi o quão amado e respeitado ele é. Amigos, professores, profissionais da escola, todos, sem exceção, sempre dispostos a ajudar e contribuir para a evolução dele. Não há palavras para expressar a emoção de ver meu filho no palco, participando de tudo, entendendo tudo e fazendo parte de tudo”, comemorou a mãe Paula Luiza Nascimento Feltrin, acompanhada do esposo Arthur Feltrin Deco.

A Semana Cultural da Emeief Professor João de Barros Pinto contou com a participação de 615 estudantes da unidade e mais dez alunos do Polo Bilíngue de Santo André.

Autor: Caroline Terzi