06 MAI 2022
CRAISA
Santo André utiliza açúcar natural das frutas em merendas da rede municipal
Banana, beterraba e cacau, entre outro produtos, são usados para adoçar leite oferecido aos alunos, proporcionando alimentação mais saudável a cerca de 8 mil criança
Santo André, 6 de maio de 2022 – A Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), responsável pelas merendas na rede municipal de ensino, tem adotado medidas para garantir uma alimentação cada vez mais saudável aos alunos. Uma das iniciativas é o programa Crescer Saudável, voltado a crianças de 0 a 3 anos de idade.

A partir desta iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Educação, a Craisa passou a fazer uso de produtos agrícolas com frutose, que contém o açúcar natural dos alimentos, para adoçar o leite oferecido aos cerca de 8 mil alunos desta faixa etária.

O programa Crescer Saudável atende ao que determina o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que veda a adição de açúcar ultraprocessado no preparo de bebidas para crianças entre 0 e 3 anos. As frutas são utilizadas em quantidade suficiente para preparar 480 litros de leite diariamente.

“Santo André é um dois únicos municípios da região a obedecer as regras do PNAE, por isso adoçamos o leite de 8 mil alunos com banana, beterraba, cacau, mamão ou uva passa. Importante conscientizar os pais e responsáveis que, ao substituir o açúcar por frutas, há significativa melhora na qualidade da alimentação dos nossos estudantes”, pontua o superintendente da Craisa, Reinaldo Messias.

Para que os responsáveis pelos alunos possam conhecer de perto as receitas de leite com frutas, a Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André vem realizando degustações nas escolas municipais.

“As famílias têm acesso ao cardápio, mas quando experimentam, entendem a qualidade e conhecem o que oferecemos na unidade de ensino. Aderir ao consumo desses alimentos na rotina das casas dos alunos também é muito importante”, enfatiza a diretora da creche Edson Felix Bigodinho, no Parque Erasmo Assunção, Letícia dos Santos Nunes.

Silvia Regina Gonçalves de Godoi, mãe da pequena Alice, de dois anos, participou de degustação realizada nesta sexta-feira (6) na creche Edson Felix Bigodinho, e aprovou a medida. “Em casa adoço o leite da mesma forma que aqui na escola. Acho uma receita fácil e muito saborosa”.

Programa Merenda Legal - As refeições nas creches e Emeiefs incluem desjejum, almoço para as turmas da manhã e da tarde, e lanche da tarde. Todos os responsáveis têm acesso às informações do cardápio via WhatsApp ou no site da Prefeitura. Todos os dias, são distribuídas 65 mil refeições nas unidades escolares.

Além disso, o cardápio permanece fixado nas cozinhas das escolas sendo disponibilizado para a comunidade escolar, conforme Resolução FNDE Nº 06/2020. As referências nutricionais são baseadas na Organização das Nações Unidas para agricultura e Alimentação (FAO), 2004; e as referências de carboidrato, proteína e lipídio de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 2004 e 2007.

Autor: Caroline Terzi