25 MAI 2022
Santo André estimula prática de esporte no Dia do Desafio
Angelo Baima/PSA
Evento percorreu toda a cidade com diversas modalidades e faz parte do calendário do prêmio ‘Cidade Sul-Americana do Esporte’

Santo André, 25 de maio de 2022 – Em mais um evento oficial do calendário referente à premiação “Cidade Sul-Americana do Esporte”, Santo André recebeu nesta quarta-feira (25) uma gama de eventos esportivos espalhados pelo município dentro do Dia do Desafio, que já completa 28 edições. A data faz parte da maior campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos. Cerca de 30 mil pessoas passaram pelas ações montadas em toda a cidade.

Nos dos últimos anos, diante do contexto de pandemia da Covid-19, o evento teve ênfase em ações no ambiente digital, formando milhares de interações por meio das redes sociais e consolidando as manifestações físico-esportivas como importante plataforma de diálogo e de ação comunitária junto aos territórios. Voltando a ser presencial, a intenção é estimular a ocupação de espaços esportivos e conectar pessoas por meio de ações, destacando a importância da prática regular de atividades físicas, fundamentalmente, como um hábito de vida determinante para a saúde e para a harmonia na convivência social.

O prefeito Paulo Serra esteve em uma das atividades programadas para o Centro da cidade, mais precisamente na Praça do Carmo, onde ocorreram jogos de basquete, badminton, tênis de mesa, futebol de botão, ginástica artística, entre outras ações para toda a população que passava pelo local.

“Estamos reforçando a prática esportiva do cidadão, já que normalmente as pessoas ligam esportes com alto rendimento, com equipes de ponta, mas o cidadão comum também deve cuidar da saúde, praticar, e por isso somos a Cidade Sul-Americana do Esporte, investindo ainda mais nessa retomada”, comentou o prefeito.

Ainda na região central, o calçadão da Rua Oliveira Lima foi palco para mini golf, aula de jump e ginástica, enquanto as bicicletas ergométricas agitaram os transeuntes que passavam pelo Paço Municipal com um grande autorama. Os Cesas (Centros Educacionais de Santo André) também receberam diversas ações, desde modalidades a diferentes aulas. Os parques, escolas municipais, ginásios e até algumas unidades de saúde também serviram para o andreense mexer o corpo, aprender, e cuidar da saúde mental.

O título de “Cidade Sul-Americana do Esporte” é um selo de excelência de gestão concedido pela Aces Europe, instituição ligada à União Europeia, por meio do Parlamento Europeu e que também trouxe representantes ao Dia do Desafio.

“Para Santo André, é uma grande honra e alegria receber o prêmio de Cidade Sul-Americana de Esportes de 2022. Este reconhecimento, antes de tudo, é uma celebração à vida, depois de tantos desafios e dificuldades impostas à nossa gente e ao mundo, pela pandemia de Covid-19. Agora, o Esporte voltou a ser o protagonista, celeiro de novos atletas, local para estimular a prática esportiva para crianças, jovens, adultos e idosos. Entendemos, respeitamos e valorizamos o Esporte como ferramenta de transformação social e promoção de qualidade de vida”, finalizou o prefeito.