28 JUN 2022
Santo André inicia playoffs da Liga de Basquete Feminino
Angelo Baima/PSA
Equipe andreense enfrentará o atual campeão Ituano nas quartas de final; primeira partida acontece nesta quarta-feira (29)

Santo André, 28 de junho de 2022 – Chegando à fase decisiva em grande momento, o AD Santo André inicia nesta quarta-feira (29) a disputa das quartas de final da Liga de Basquete Feminino, diante do Ituano, fora de casa, às 19h, no primeiro confronto da série melhor de três. A segunda partida acontece no sábado (2), às 10h30, no ginásio Lais Elena, dentro do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. Se necessário, o embate final será na segunda-feira (4), às 19h, novamente em Santo André.

A equipe comandada pelo técnico Rafael Choco chega em boa fase, já que conquistou a terceira colocação na fase de classificação. Foram 13 vitórias e apenas cinco derrotas. Já o time de Itu, atual campeão da competição nacional, ficou com a sexta colocação, colecionando duas derrotas para o próprio Santo André, em jogos de extremo equilíbrio. “É um grande desafio enfrentar o Ituano, que tem um elenco muito qualificado com três convocadas para a Seleção Brasileira. Porém, o nosso elenco também é muito forte, esperamos uma série dura, mas com boas chances de sairmos vencedores. Para garantir a passagem para as semifinais, temos que ter muita força defensiva e não deixar elas estabelecerem o seu padrão tático”, disse o treinador.

O time do interior paulista conta com Cacá, Débora e Rapha Monteiro no grupo que disputará o Sul-Americano, na Argentina, em agosto. Mas, Santo André também terá sua representante. Trata-se da ala/pivô Sassá, um dos destaques não só do time andreense, mas também da seleção brasileira 3x3, que recentemente disputou o Mundial da categoria.

O time base ainda conta com a armadora Lays, campeã e eleita a melhor jogadora do Jogo das Estrelas, sob comando do time de Arilza Coraça - supervisora da equipe -, a cubana Ariadna, as pivôs Glenda e Bianca, e a ala Jaqueline, que ainda é dúvida por conta de dores no joelho. Além disso, o elenco conta com Aninha e Stephany, meninas que fazem parte da seleção brasileira sub-18 que conquistou recentemente vaga para o Mundial sub-19 de 2023.

“Ficamos muito felizes com essas conquistas das meninas. Santo André segue com sua tradição de revelar atletas para a modalidade e dar chance para as jogadoras na equipe adulta. A Arilza merece todos os créditos por esse trabalho, pois essa filosofia vem de todo o tempo que ela comanda as categorias de base aqui na cidade”, enfatizou Choco.