17 AGO 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André interdita retorno sob o Viaduto Presidente Castelo Branco
Interdição ocorre a partir desta quarta e faz parte das obras de reforço estrutural do viaduto

Santo André, 16 de agosto de 2022 - A Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), interditará nesta quarta-feira (17) um novo trecho visando o prosseguimento das obras de revitalização e reforço estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco.

A interdição ocorrerá no retorno pela Praça Galdino Ramos, sentido Centro/Bairro, sob o viaduto. A rota alternativa para os motoristas será pela Avenida Industrial, sentido São Caetano, contorno da Praça Presidente Roosevelt, com acesso à Rua Porto Carrero e na sequência à Rua dos Coqueiros.

Também nesta quarta-feira, a Prefeitura liberará outra parte deste acesso que estava interditada, pela Avenida Industrial, passando pela Praça Galdino Ramos e Rua dos Coqueiros. Os agentes do DET vão seguir monitorando a área e destacando agentes na região para orientar o tráfego.

Obras - A Prefeitura de Santo André avança desta forma nas intervenções de recuperação estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco, que liga a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha.

A realização desta obra tem a finalidade de proporcionar que a estrutura comporte o aumento na volumetria de tráfego após a entrega do complexo de pontes e viadutos que vão compor o Complexo Viário Santa Teresinha.

As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o objetivo de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí. No eixo Castelo Branco circulam, aproximadamente, 120 mil veículos por dia. Os ganhos projetados no tempo de viagem podem chegar a 300% se comparados com as medições atuais.

Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez do tráfego nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e segundo subdistritos.

Além disso, as novas pistas do Complexo Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, para garantir maior segurança viária, além da criação de um parque linear sob os viadutos.
| Texto: Guilherme Menezes