25 AGO 2022
Santo André realiza 1º Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte
Palestras de profissionais de diferentes modalidades e áreas acontecem desta quinta-feira até sábado

Santo André, 25 de agosto de 2022 – Promovendo troca de experiências, educação e conhecimento, teve início nesta quinta-feira (25) em Santo André o 1º Simpósio Internacional da Psicologia do Esporte, com diversas palestras realizadas no auditório da Universidade Anhanguera.

O evento tem por objetivo principal promover discussões técnico-científicas sobre o papel do treinador nas áreas de psicologia, educação física, entre outras, e conta com a participação de profissionais e pesquisadores nacionais e internacionais (docentes, estudantes de graduação, pós-graduação e do ensino básico).

Além disso, o simpósio visa debater perspectivas futuras da área, principalmente em relação à produção de trabalhos científicos, publicação de livros, além de novas metodologias de pesquisa e ensino, com ênfase no aprimoramento dos programas de intervenção para treinadores.

O evento conta com a participação de dez palestrantes internacionais de oito países (Argentina, Chile, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela), além de 13 palestrantes nacionais e 12 treinadores de alto rendimento. O primeiro dia, por exemplo, contou com as falas de Talmo de Oliveira, campeão olímpico de vôlei, Lula Ferreira, campeão pan-americano de basquete e recordista mundial e medalhista olímpico da natação, Ricardo Prado.

Nesta sexta-feira (26), no segundo dia de evento, a abertura fica por conta de Ana Merayo, que trabalha no Barcelona, clube multicampeão de futebol na Europa. No mesmo dia haverá também as participações especiais de Soraia André, Adauto Domingues e Antonio Carlos Moreno, do judô, atletismo e vôlei, respectivamente, e que são embaixadores andreenses no prêmio recebido junto a Aces Europe como Cidade Sul-Americana do Esporte. O último dia, no sábado (27), contará com o fechamento de Marcos Gotto, treinador campeão olímpico de ginástica artística.

“Distribuir conhecimento e promover a evolução de todos é também papel do esporte, não apenas a competição em si, os jogos. Essa troca de informações será sem dúvida útil para o crescimento de todos, ainda mais por se tratar de um dos quesitos mais importantes atualmente, o lado psicológico. Tática, técnica e o físico só podem chegar ao máximo se o lado mental estiver em dia, seja para atletas ou para os participantes da comissão técnica”, comenta o prefeito Paulo Serra.

Alguns dos temas apresentados pelos palestrantes nesta quinta passaram pelas perspectivas dos treinadores e psicólogos no campo das experiências olímpicas; a liderança no esporte, entre olímpicos e paraolímpicos; as competências profissionais e psicológicas; a implicação na prática e na estruturação dos treinamentos; a formação de treinadores; os desafios dos treinadores e ainda a saúde mental destes profissionais, entre outros assuntos.

| Texto: Guilherme Menezes