29 SET 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André publica edital para instalação de corredores de ônibus na área central
Intervenções fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, que integra pacote de obras estruturantes firmado com o BID
Santo André, 29 de setembro de 2022 - A Prefeitura de Santo André publicou nesta quinta-feira (29) edital de licitação para construção de corredores de ônibus na região central. A requalificação vai proporcionar não apenas maior segurança viária, mas permitirá implementar áreas mais acessíveis e remodelações viárias que constam no pacote de investimentos firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O edital publicado prevê prazo de execução de obra de até 16 meses e o orçamento referencial da licitação é de R$ 33,7 milhões. O pacote de intervenções, após finalização do processo licitatório, vai contemplar construção de corredores, requalificação do passeio e do pavimento das vias, sinalização, instalação de acessibilidade, novos abrigos e paisagismo nas áreas que compreendem a área do projeto, nas ruas General Glicério, Coronel Alfredo Flaquer, Luís Pinto Flaquer, Siqueira Campos e Avenida Queirós dos Santos.

"Santo André vem aperfeiçoando seu Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob) e com a assinatura feita com o BID, em 2018, realizamos obras estruturantes importantes como a duplicação do Viaduto Adib Chammas, as obras do Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha e, a partir de agora, iniciamos o processo de implementação da requalificação da região central e instalação dos corredores, proporcionando segurança viária e mais qualidade de vida para nossa gente", destaca o prefeito Paulo Serra.

O PlanMob vai construir um mapeamento e disponibilizar propostas de ações da situação atual da mobilidade urbana de Santo André, dentro do contexto urbano da Região Metropolitana de São Paulo. O plano balizará as ações no curto (5 anos), médio (15 anos) e longo prazos (25 anos), promovendo propostas para melhoria das condições de circulação de pessoas e de cargas, bem como a integração entre os diferentes modos de transporte.

Autor: Daniel Betega