09 NOV 2022
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Jogos Escolares de Santo André finalizam edição especial de retomada após dois anos
Competição reuniu mais de 6 mil atletas em 14 modalidades de agosto a outubro

Santo André, 9 de novembro de 2022 - Celebrando o retorno após a pandemia da Covid-19, os Jogos Escolares de Santo André terminaram nesta quarta-feira (9) com a cerimônia oficial de encerramento, no Clube Atlético Aramaçan. A competição chegou nesse ano à sua 51ª edição, e foi disputada entre agosto e outubro. Participaram 65 escolas e um total de cerca de 6,2 mil alunos, de 8 a 17 anos.

Os estudantes competiram em 14 diferentes modalidades: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, queimada, taekwondo, tênis de mesa, skate, vôlei e xadrez.

O colégio Singular conquistou pela sexta vez consecutiva o título, demonstrando mais uma vez sua força esportiva na revelação de novos talentos. Na segunda colocação ficou o colégio Etip, seguido do Arbos. A melhor escola municipal na classificação foi a Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro e o título da estadual ficou com a Escola Estadual Dr. Felício Laurito. Também recebeu uma premiação especial a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), mostrando que a inclusão é um dos fatores mais importantes do esporte.

“O vencer ou perder faz parte do esporte, mas o mais importante, sem dúvidas, é a participação, a relação de competição de forma saudável, cuidando da saúde, do crescimento e colhendo ensinamentos. A gente acredita muito na ferramenta do esporte para transformar vidas. É muito especial estar retomando os Jogos Escolares”, comenta o prefeito Paulo Serra.

O evento de abertura também deixou sua marca, em meados de agosto, em uma grande festa no ginásio Lais Elena Aranha da Silva, dentro do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. O evento contou com casa cheia, apresentações de música e dança, e a participação de diversos alunos e professores, além dos embaixadores andreenses do prêmio Cidade Sul-Americana do Esporte, casos dos craques William Carvalho, Arilza Coraça e Soraia André.

Os Jogos Escolares 2022 passaram por diversas praças esportivas, como o Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, Ginásio do Parque Celso Daniel, Ginásio Noêmia Assumpção, Ginásio Vila Alpina, Clube Assajea, Primeiro de Maio FC, Associação dos Servidores do Semasa, Sesi, Ginásio da Universidade Anhanguera, Clube Atlético Aramaçan, Ginásio Sacadura Cabral e Ginásio da Faculdade de Medicina do ABC.

| Texto: Guilherme Menezes