06 MAR 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André inicia mapeamento para melhorar acessibilidade de ruas e avenidas
Ação, que integra uma das ações do Plano de Mobilidade Segura e Inclusiva, prevê pesquisa de campo em mais de 200 quilômetros de vias
Santo André, 6 de março de 2023 - A Prefeitura de Santo André deu início a uma pesquisa de campo em mais de 200 quilômetros de ruas e avenidas para realizar um diagnóstico preciso do sistema viário, corredores de transporte público, trechos que integram a malha cicloviária e grandes áreas de concentração de pessoas. Esse estudo vai balizar ações de curto, médio e longo prazo para que os equipamentos de acessibilidade existentes sejam analisados ou mesmo instalados em vias deficitárias.

Para a realização deste trabalho, o consórcio vencedor do processo licitatório utiliza um veículo instrumentado com uso de câmeras e GPS, que permitem verificar as condições das vias por onde passa. Estes equipamentos capturam fotos do trajeto de forma automática em intervalos de tempo e de distância, que possibilitem a análise da malha viária como um todo.

O trabalho de pesquisa de campo vai percorrer locais estratégicos, como as proximidades de equipamentos públicos municipais que prestam serviços de atendimento a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A análise espera abranger diversos grupos de pessoas com mobilidade reduzida, com dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, incluindo idosos, gestantes, lactantes, pessoa com criança de colo ou obesos.

Entre as vias analisadas estão as que são consideradas polos geradores de tráfego, com grandes quantidades de viagens, como regiões de hospitais, instituições de ensino e supermercados. Além dessas, serão percorridos trechos próximos aos modais de transporte, como Terminal Vila Luzita, Estação Prefeito Celso Daniel, Prefeito Saladino e Utinga.

De maneira colaborativa, o Plano para a Mobilidade Segura e Inclusiva (PMSI) está em construção e conta com a participação da população neste processo. O endereço da página é https://pmsi-santoandre.com/

O plano tem objetivos centrais bem definidos e será uma importante ferramenta de planejamento das políticas públicas de segurança viária de Santo André, estabelecendo um sistema de mobilidade seguro e inclusivo.

O site conta também com informações importantes sobre o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) de Santo André, que está em andamento e é financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

| Texto: Daniel Betega

Autor: Daniel Betega