08 MAR 2023
Santo André inicia disputa da Liga de Basquete Feminino
Competição nacional reúne os oito melhores clubes da modalidade; estreia acontece fora de casa, contra o Blumenau

Santo André, 8 de março de 2023 – Começando a temporada 2023 em busca de muitas cestas, rebotes e assistências, a AD Santo André joga a primeira partida do ano nesta quinta-feira (9), diante do Blumenau, fora de casa, às 19h30, pela rodada inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF). A principal competição nacional da modalidade contará com oito equipes. Complementam a competição: Sampaio Corrêa, Ituano, Sesi Araraquara, Mesquita/RJ, Catanduva e Campinas.

A equipe andreense conta novamente com o comando do técnico Rafael Choco, e também com uma reformulação em parte do elenco. Mantendo a espinha dorsal de suas principais jogadoras: as alas/pivôs Sassá e Glenda, e ainda a armadora Lays, o restante do time sofreu trocas. As experientes e veteranas atletas, Jaqueline e Ariadna, deixaram a equipe após muita história conquistada com a camisa andreense. Oriundas da base do time e em busca de seguir ganhando espaço no basquete, Bianca, Stephany e Aninha também buscaram novos desafios.

Por outro lado, o grupo ganhou reforços com novas e velhas conhecidas. De Campinas vieram a ala Yasmin, criada na base andreense, e a armadora Tassia, que já passou pelo Santo André em anos anteriores e também pela Seleção Brasileira. Ainda do Campinas chegaram a ala/armadora Leticia Prudente, a ala/pivô Juliana Ribeiro, além da jovem Laurah Isaias, que veio do Paraná.

“Temos o orgulho de manter o investimento no esporte, ainda mais em uma equipe com tanta tradição, como é o nosso basquete. Será mais uma temporada em que buscaremos conquistas, mostrando a força deste time que faz parte da LBF desde seu início. As novas jogadoras chegam para completar um elenco forte, com atletas experientes e outras jovens, utilizando esta mescla para crescer a cada jogo”, diz o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade.

Após a estreia fora de casa, o Santo André encontrará sua torcida no próximo dia 17, diante do Mesquita/RJ, às 19h30, no Ginásio Lais Elena. Ainda no fim de março jogará mais duas vezes em casa, contra Araraquara e Catanduva, respectivamente.

Já em abril, visita o Sampaio Corrêa, volta para Santo André para receber o Ituano, e finaliza a primeiro turno contra o Campinas, fora. Após os dois turnos classificação, se inicia a fase eliminatória dos playoffs, até a grande decisão. Santo André é a única equipe que participou de todas as disputas da LBF, se sagrando campeã na edição de estreia, em 2010/2011.

| Texto: Guilherme Menezes