09 MAR 2023
EMPREGO
Mulheres ocupam 62% dos empregos criados em Santo André
Participação feminina no mercado de trabalho está à frente do registrado no Estado de São Paulo e na Capital
Santo André, 8 de março de 2023 - Em Santo André, o mercado de trabalho é predominantemente feminino. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, mostram que 62% dos empregos gerados na cidade em 2022 foram ocupados por mulheres.

O município gerou 10.410 postos de trabalho no ano passado. Deste total, 6.534 empregos foram ocupados por mulheres, enquanto 3.876 foram ocupados por homens. O levantamento contabiliza o saldo de geração de empregos formais, dado pela diferença entre o número de contratações menos o de demissões.

A proporção de mulheres no mercado de trabalho em Santo André é maior do que o registrado no Estado de São Paulo (50,1%) e na Capital (48,62%).

Outro levantamento, que contabiliza o total de empregados formais ativos nas cidades, feito a partir da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) referente ao ano de 2021, Santo André se posicionou como o 7º município com maior volume de mulheres empregadas entre as 645 cidades do Estado de São Paulo. A pesquisa também é divulgada pelo Ministério do Trabalho.

Do total de 203.274 postos formais de trabalho contabilizados pela Rais, 96.151 foram ocupados por mulheres e 107.123 por homens. Esses números representam 47,3% de mulheres e 52,7% de homens na composição do mercado de trabalho formal em Santo André.

O desempenho ficou bem próximo do apresentado pela Capital. Na cidade de São Paulo, no último dia de 2021, do total de empregos formais, 47,5% eram ocupados por mulheres e 52,5% por homens.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA