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MAR
27
27 MAR 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Representantes do BID visitam Santo André para acompanhar obras do Complexo Viário Santa Teresinha
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Equipe do banco acompanhou intervenções e deu suporte técnico e administrativo ao município
Santo André, 24 de março de 2023 – Na manhã desta sexta-feira (24) uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) esteve em Santo André e fez uma visita no canteiro de obras do futuro Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha. A equipe também acompanhou os serviços de recuperação e reforço estrutural do Viaduto Castelo Branco e dos locais que vão receber corredores de ônibus na região central.
 
O encontro serviu para dar suporte técnico e administrativo ao município. O reforço estrutural do Viaduto Castelo Branco segue em ritmo acelerado, com a finalização da concretagem do piso das pistas, junto do serviço de reforço das estruturas de sustentação do viaduto.
 
A equipe do BID também se reuniu à tarde com representantes da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), vinculada à Secretaria de Mobilidade Urbana, para avaliar todos os pontos do programa de financiamento do banco junto à Prefeitura e validar os avanços verificados na vistoria técnica realizada na parte da manhã.
 
Intervenções - As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o objetivo de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí.
 
Com a criação das novas alças elevadas, será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e segundo subdistritos.
 
Além disso, as novas pistas do Complexo Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, para garantir maior segurança viária, além da criação de um parque linear sob os viadutos.
 
O custo de todas as intervenções, que incluem o reforço estrutural do viaduto, criação das pistas elevadas que vão eliminar os cruzamentos existentes e o parque linear, é de R$ 145 milhões. O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

 
Autor: Daniel Betega
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