03 ABR 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Santo André realiza abordagem contra violação de direitos de crianças e adolescentes
Iniciativa tem objetivo de combater casos de trabalho infantil, exploração sexual e situação de rua
Santo André, 3 de abril de 2023 – A Secretaria de Assistência Social de Santo André está realizando um trabalho de abordagem social e monitoramento em espaços públicos para identificar violações de direitos de crianças e adolescentes, como trabalho infantil, exploração sexual e situação de rua. A iniciativa é feita em parceria com a ONG Ficar de Bem.

Como parte da estratégia, uma van com equipes de abordagem leva atendimento a locais com grande fluxo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, como a região central.

"É muito importante essa ação com a van, porque temos uma grande dificuldade com a abordagem de crianças e adolescentes, já que as famílias não costumam acessar os serviços para fazer os acolhimentos necessários. Quando levamos o serviço itinerante nos locais com grande fluxo de munícipes nesta faixa etária é um grande ganho, para deixar o atendimento mais próximo deles e suas famílias e realizar os encaminhamentos que eles precisam", destaca o secretário de Assistência Social, Marcelo Delsir.

As equipes identificam que existe um número significativo de famílias que residem em outros municípios e que são abordadas e identificadas em situação de trabalho infantil na região central da cidade. Durante as abordagens realizadas pelos educadores sociais, essas famílias costumam não ser receptivas, o que dificulta as articulações, construção de vínculos e encaminhamentos para rede socioassistencial.

A van conta com uma equipe de educadores e técnicos sociais que desenvolvem com as famílias atendimento especializado, diálogo de conscientização sobre o trabalho infantil, orientações, atividades com as crianças e encaminhamentos que se fizerem necessários com as famílias abordadas.

A princípio, esta ação no território está sendo planejada mensalmente, em diferentes pontos da cidade, onde a equipe identifica maior concentração de trabalho infantil.

Denúncia - Caso o munícipe encontre uma criança ou adolescente em situação de risco na rua ou em trabalho infantil, pode entrar em contato pelo Disque 100, serviço do Governo Federal que recebe denúncias de violações de direitos humanos.

Outra opção é acionar o Serviço Especializado de Abordagem Social de Crianças e Adolescentes, da Secretaria de Assistência Social de Santo André. Basta ligar para o número 4992-1234 ou mandar mensagem pelo WhatsApp para o número 94748-2482 ou 94748-0069. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 22h, e aos feriados e finais de semana, das 8h às 16h.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ficardebem.org.br.

Autor: Daniele Vieira