Evento contou com a participação de mais de 100 pessoas entre a agentes de saúde, trabalhadores do setor, empresários e sindicalistas
Santo André, 28 de março de 2023 – Nesta semana a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, realizou uma palestra sobre os perigos, área de risco e prevenção das doenças respiratórias por inalação continua e constante de poeira ou substância químicas, como o alumínio. Conhecidas como Pneumoconioses ou Silicose, a doença geralmente é contraída no ambiente de trabalho.
A iniciativa, realizada no Auditório Heleny Guariba, contou com a participação de mais de 100 pessoas.
“O cuidado com a nossa gente vai além do cuidado com o doente, mas, sobretudo, com a promoção e educação em saúde que evita que a população adoeça”, comentou o secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior.
A mesa de abertura contou com a participação do Diretor do Departamento de Vigilância à Saúde César Rangel Gusmão, da Diretora do Departamento de Atenção à Saúde Luciane Pereira Cunha, além da Márcia Tiveron de Souza que representou o Centro de Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo, da interlocutora de saúde do trabalhador do GVS VII Eliana Ap. da Silva Pintor e do Encarregado Técnico do VISAT/CEREST, Agnaldo Rubens De Sousa.
A palestra foi ministrada pelo professor Jefferson Benedito Pires de Freitas que falou sobre o da fibrose pulmonar decorrente da inalação de poeira de sílica, em trabalhadores do ramo de marmorarias.
“Este ramo trabalha com rochas ornamentais (granito, ardósia, mármore e outras rochas), que exceto o mármore, tem na sua composição a sílica livre cristalina que quando inalada pode provocar esta doença profissional chamada de silicose”, explicou o professor Jefferson Benedito Pires de Freitas.
“É uma doença progressiva e irreversível uma vez desencadeada. Além disso, a exposição a sílica representa um risco aumentado para tuberculose, infecções pulmonares, enfisema, doenças autoimunes como esclerodermia, artrite reumatoide e outras”, completou.
O evento foi destinado aos agentes de saúde, trabalhadores do setor, empresários, sindicalistas e foi finalizado pelo CEREST Santo André que informou como seria feito este trabalho de esclarecimento, orientação e vistoria as marmorarias daquele município.