04 ABR 2023
PROCON
Procon Santo André alerta consumidores para as compras de Páscoa
Pesquisa em sites de varejo apontou diferenças de preços de até 320% entre os ovos de chocolate
Santo André, 4 de abril de 2023 - Com a aproximação da Sexta-feira Santa (7) e do Domingo de Páscoa (9), o Procon Santo André traz algumas dicas para compra de peixes e dos ovos de chocolate. A principal orientação do órgão de defesa do consumidor é, sempre que possível, comparar preços em panfletos, anúncios, encartes publicitários e internet. Desta forma, o cliente pode verificar quais preços são mais atrativos e, ainda, exigir o cumprimento da oferta, no caso de publicidade enganosa.

Para a diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini, é importante o consumidor se programar e fazer uma lista do que deseja comprar. “Esteja ciente do quanto pode gastar sem prejudicar o orçamento, pois assim você evita compras por impulso. Ficar atento ao preço das mercadorias também é recomendado. Caso haja divergência entre o preço verificado no local de exposição do produto e aquele informado no caixa, prevalecerá o menor valor”.

Na pesquisa realizada pelo Procon-SP em sites de varejo, foram encontradas diferenças significativas entre os preços dos produtos da Páscoa, identificando até 320,46% entre os preços dos ovos e 116,31% entre os tabletes. Já entre os bombons, as diferenças chegaram a 65,54%.

As maiores diferenças de preços praticados entre os estabelecimentos foram no ovo de Páscoa Crocante de 215g da fabricante Garoto: em um local o preço era de R$ 155,15 e no outro de R$ 36,90 (320,46%). O tablete Talento Recheado Avelã de 85g, também da Garoto, era vendido em um estabelecimento por R$ 15,12 e em outro por R$ 6,99 (116,31%), enquanto no pacote de bombom Ouro Branco, de 1 kg Lacta, em um site o preço era de R$ 74,99 e em outro, R$ 45,30 (65,54%).

O levantamento do Procon-SP também calculou o valor médio do quilo dos três tipos de produtos, tomando como base o valor médio dos produtos pesquisados: nos ovos de Páscoa o preço médio por quilo foi de R$ 361,97; nos bombons, R$142,63; e nos tabletes, R$81,31.

“Para assegurar seus direitos como consumidor, exija sempre a nota fiscal. As formas de pagamento devem estar devidamente informadas, inclusive os valores à vista e à prazo, taxas de juros e valor total. Se a dúvida persistir, consulte os terminais de leitura óptica, quando houver, ou peça ajuda ao atendente”, pontua Doroti.

Durante as compras dos ovos de Páscoa, o consumidor deve observar o local de armazenamento dos produtos e verificar a limpeza do ambiente. O chocolate, por exemplo, deve ficar longe de produtos de odor forte, especialmente os de limpeza, e de fontes de calor.

Ler cuidadosamente a embalagem também é importante. Estas devem conter, em linguagem clara, informações como peso, quantidade, composição e características do produto, já que determinadas doenças impedem aos seus portadores a ingestão de açúcar, leite ou glúten, por exemplo. É essencial sempre verificar o prazo de validade e não adquirir produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis.

Ovos de Páscoa que trazem brinquedos em seu interior devem apresentar em sua embalagem a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição de faixa etária. O brinquedo deve ter o selo do Inmetro em sua embalagem, identificação do fabricante ou importador (nome, CNPJ, endereço), instruções de uso e de montagem, quando for o caso, e eventuais riscos que possam apresentar à criança.

“Redobre a atenção nos produtos diet e light e verifique na embalagem se realmente possuem porções reduzidas de açúcar e energia. No caso de produtos artesanais, solicite uma degustação do produto antes da compra. Os fornecedores destes itens devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados sendo, inclusive, obrigados a fornecer nota fiscal. Procure indicação para não correr risco”, ressalta a diretora do Procon Santo André.

Pescados - Na compra de pescados, a dica é observar atentamente as condições de armazenamento (evitar pescados com cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas). Peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico.

A pesagem deve ser feita na presença do consumidor, assim como o embalamento do produto. No caso dos peixes frescos, caso deseje que seja embalado com gelo, fique atento para que o gelo não seja pesado junto com o peixe.

Já para os peixes congelados, estes não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, pois é sinal de que passaram por processo de descongelamento. Para os peixes pré-embalados, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto. Lembre-se de que será importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.
Veja a pesquisa completa no site https://www.procon.sp.gov.br/procon-sp-divulga-levantamento-de-precos-de-produtos-de-pascoa

Procon Santo André - Em caso de dúvidas, orientações, denúncias e reclamações, o Procon Santo André realiza atendimentos on-line, que devem ser encaminhados para o e-mail procon@santoandre.sp.gov.br.

Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento.

Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200 para demais informações.

Autor: Caroline Terzi