06 ABR 2023
Sabina terá programação especial do aniversário de Santo André neste sábado
Escola Parque do Conhecimento realizará sessão especial no Planetário, divulgação de nomes dos filhotes de pinguins, entre outros destaques
Santo André, 6 de abril de 2023 - A Sabina - Escola Parque do Conhecimento preparou uma programação especial para este sábado, dia 8 de abril, data em que Santo André completa 470 anos.

Em comemoração ao aniversário, a partir das 9h30, serão revelados os nomes escolhidos pelo público para os filhotes de pinguins da Sabina. No pinguinário, os visitantes encontrarão um painel com as fotos e nomes de cada pinguim. O resultado da votação também será divulgado por meio das redes sociais e do site da Sabina.

O planetário da Sabina também realizará uma homenagem à cidade apresentando a sessão “Estrelas sobre Santo André: celebração de seus 470 anos”. Às 16h, os visitantes poderão apreciar o céu noturno andreense explorando estrelas, planetas e constelações visíveis nesta data especial.

E, para completar, o planetário irá proporcionar uma viagem no tempo, mais precisamente para o céu do dia 8 de abril de 1553, data que marca a transformação da região em vila. Neste momento será possível contemplar o céu noturno sem poluição química e luminosa possibilitando a observação de objetos de céu profundo como a Via Láctea, galáxias e nebulosas.

O Festival de Sessões no Planetário Johannes Kepler, que trará ainda outras três sessões no dia: às 11h será apresentado “Kaluoka’Hina: O Recife Encantado”; às 13h é a vez da sessão “Dois pedacinhos de vidro”; e às 14h30 acontece a estreia de “As Viajantes”.

Às 14h20 do sábado, na área externa da Sabina, haverá lançamento de um foguete pressurizado. A equipe da Sabina fará um lançamento de foguete com uma base que permite sua pressurização. Seja a ar ou a água, tudo dependerá do quanto de emoção for compartilhada pelos visitantes. O lançamento do foguete será acompanhado de explicações dos fenômenos envolvidos.

Na data, os visitantes encontrarão uma nova atração na Sabina: a exposição de rochas “Tinha uma rocha no meio do caminho. No meio do caminho, tinha uma rocha”. A novidade, localizada na Sala da Terra, será dedicada aos conhecimentos relacionados às características, tipos e formação das rochas.

Para mais informações sobre outras atividades na programação de aniversário de Santo André e as atrações do mês de abril, basta acessar o endereço https://sabina.org.br/

Serviço:
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº - Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 17h (exclusivamente para grupos escolares).
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30 (público em geral).
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais e estaduais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.
Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina. Já para assistir a duas sessões no Planetário o valor é de R$ 40, a inteira.
Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas.
Autor: Caroline Terzi