10 ABR 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Vem Maria, serviço de atendimento a mulheres vítimas de violência, ganha nova sede
Equipamento promove acolhimento, acompanhamento e atendimento social a munícipes de Santo André
Santo André, 6 de abril de 2023 - O Vem Maria, equipamento da Secretaria de Assistência Social de Santo André, ganhou nova sede nesta segunda-feira (10). O serviço, que completa 25 anos neste mês, tem como foco principal o atendimento exclusivo a mulheres (cis e trans) e visa promover acolhimento, acompanhamento e atendimento social a munícipes vítimas de violência física, moral, psicológica, sexual, institucional, financeira, dentre outras.

“Esta é uma inauguração muito especial para nós no calendário dos nossos 470 anos. É um trabalho fundamental para nossa cidade. Tenho certeza que agora o Vem Maria vai conseguir proteger ainda mais mulheres, como resultado da aliança entre boa gestão e proteção social”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Anteriormente localizado na Rua João Fernandes, no bairro Jardim, o equipamento passa a ocupar um novo imóvel com 300 metros quadrados, totalmente modernizado, que contará com uma recepção, duas salas multiuso, três salas para atendimento técnico, uma sala para coordenação, uma sala de equipe técnica, uma brinquedoteca, copa e sanitários para visitantes, funcionários e pessoas portadoras de necessidades especiais.

“Eu sempre falo que esse é um serviço que a gente gostaria de não inaugurar, porque seria um sinal que a nossa sociedade teria caminhado para onde a gente deseja chegar um dia. Mas poder trazer esse equipamento novo tem muito significado, porque o número de mulheres que sofrem violência ainda é muito grande. Então a gente reabre esse equipamento nesse novo endereço com uma grande missão”, destaca o secretário de Assistência Social, Marcelo Delsir.

A equipe que vai atender no equipamento será composta por três assistentes sociais, duas psicólogas, um funcionário administrativo, um assistente, uma encarregada e dois colaboradores da Frente Social de Trabalho, além do acompanhamento permanente da equipe da Diretoria do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social.

Além do pronto atendimento no serviço, o Vem Maria realiza diversas ações em conjunto com os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade, com as unidades de saúde, algumas unidades escolares, dentre outros, ofertando informações às mulheres para que possam identificar o que é a violência de gênero, e ter ciência dos canais de atendimento e acesso aos seus direitos.

A mulher vítima de violência doméstica pode procurar atendimento diretamente no Vem Maria, localizado na Alameda Gaspar Nogueira, 31, bairro Jardim, de segunda a sexta, das 8h às 18h. A munícipe também pode procurar orientação em um dos Cras ou Creas (Centros de Referência Especializada em Assistência Social) de Santo André, além da Delegacia da Mulher (Rua Laura, 452 - Centro).

As munícipes podem também mandar mensagens de texto ou áudio pelo WhatsApp para o número 4992-2936. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 9h às 15h.

Autor: Daniele Vieira