19 ABR 2023
SAÚDE
Santo André inicia vacinação contra gripe em idosos internados em instituições de longa permanência
Alex Cavanha/PSA
No primeiro dia foram aplicados 342 imunizantes; ação continua até a próxima semana

Santo André, 19 de abril de 2023 - Santo André começou a vacinar contra a gripe as pessoas internadas ou que trabalham em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Apenas nesta quarta-feira (19) foram aplicados 342 imunizantes neste público, em oito residências. A ação continua até a próxima semana, quando serão visitadas todas as 80 ILPIs do município.

“Estamos avançando na vacinação contra a gripe para evitar casos graves da doença. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao imunizante para que todo o público-alvo esteja protegido”, afirma o prefeito Paulo Serra.

A vacina contra a gripe tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, assim como minimizar a carga da doença. Neste momento estão sendo contemplados os públicos prioritários (veja a relação abaixo), que são mais vulneráveis ao vírus.

“Estamos fazendo um grande esforço para levar a vacina contra a gripe para os públicos prioritários, antes da chegada das temperaturas mais frias do ano, quando os casos de síndrome gripal são mais comuns. Montamos ponto extra de vacinação na Feira da Fraternidade e também disponibilizamos o imunizante nos dois pontos de drive-thru aos finais de semana. Agora levamos a vacina para quem não pode ir a uma unidade de saúde, que são os acamados nas ILPIs. Seguimos focados em proteger os andreenses”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Em razão do feriado prolongado, os pontos em formato drive-thru na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195, em Santa Teresinha) e no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23, na Vila Humaitá) não vão funcionar neste fim de semana, retornando nos dias 29 e 30, das  das 8h às 18h. Não é necessário fazer agendamento. A vacina também está disponível nas 34 unidades de saúde da cidade, das 8h às 16h.

Documentos necessários - Para receber a vacina contra a influenza é necessário apresentar CPF, documento pessoal com foto, documento atualizado para comprovação do grupo que pertence e carteirinha de vacinação.

Confira os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

- Pessoas com comorbidades;

- Trabalhador da saúde

- Gestantes;

- Puérperas;

- Professores das escolas;

- Povos indígenas aldeados;

- Idosos com mais de 60 anos;

- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

- Profissionais das Forças Armadas;

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo;

- Trabalhadores portuários;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Autor: Anderson Fattori