25 ABR 2023
Vem Maria completa 25 anos de atuação em Santo André
Aniversário do programa foi celebrado nesta terça-feira com sarau cultural e karaokê
Santo André, 25 de abril de 2023 - Com um grande histórico de histórias de superação, o Vem Maria, serviço de acolhimento, acompanhamento social e atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência em Santo André, completou 25 anos de atuação nesta terça-feira (25). A data foi celebrada com roda de conversa, sarau cultural e karaokê com as funcionárias e usuárias do serviço.

O equipamento é voltado tanto para mulheres cisgênero, quanto para transexuais e travestis. No centro de referência são ofertados atendimentos psicossociais (individual e em grupo), orientações sobre os direitos das mulheres, inserção social e de cidadania, reuniões de rede para articulação e fortalecimento dos serviços. Além de apresentações do Vem Maria, com palestras informativas e reflexivas em diversos locais da cidade, com objetivo de divulgar o serviço e orientar as mulheres a buscar ajuda quando necessário.

"Para nós é uma alegria muito grande ter um serviço que completa 25 anos no município, atendendo as mulheres em situação de violência, todos os tipos de violência, mas que é mais que um serviço na verdade, é um apoio pra que no momento de tanta dificuldade, muitas vezes de tanta dor, de tanto desespero, elas encontram um local onde possam ser acolhidas, atendidas, acompanhadas e, principalmente, sentir uma mão ajudando na superação dessa condição". afirma o secretário de Assistência Social, Marcelo Delsir.

Para Francine (nome fictício) o atendimento ajudou a superar as dificuldades e seguir em frente. "Quando cheguei ao Vem Maria, estava perdida e sozinha. Não sabia o que fazer, e não acreditava mais no futuro. Lá fui acolhida, respeitada, sempre bem recebida e tive todo o apoio que precisava. O Vem Maria me estendeu a mão e disse: você não está mais sozinha", conta.

Aluna da oficina Photo Power, onde as participantes aprenderam sobre leitura e interpretação de imagem, além de praticar técnicas de fotografia, Francine também falou da importância do projeto. "O curso oferecido pelo Vem Maria foi incrível e  me ajudou a me organizar, teve beleza e arte, empoderamento e aprendizado. A formatura foi linda, a peça de teatro, maravilhosa. É um lugar de segurança, empoderamento, acolhimento, amor e gentileza. Sempre fui bem recebida, é difícil por em palavras. As dificuldades da vida aparecem. Mas você sabe que tem o Vem Maria para te ajudar a levantar a cabeça e ir em frente", afirma.

Para Cristina (nome fictício) o atendimento se tornou indispensável. "O Vem Maria se tornou um pilar para minha vida, pois através da instituição consegui adquirir orientação, auxílio em todos os sentidos além de apoio e eles também fornecem muito conhecimento em diversas áreas. As funcionárias também são super atenciosas e buscam solucionar meus problemas e dúvidas, principalmente ao me acolher e me ajudar a combater a violência de todas as formas e maneiras".

A mulher vítima de violência doméstica pode procurar atendimento diretamente no Vem Maria, localizado na Alameda Gaspar Nogueira, 31, bairro Jardim, de segunda a sexta, das 8h às 18h. A munícipe também pode procurar orientação em um dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) ou Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) de Santo André, na Delegacia da Mulher (Rua Laura, 452 – Centro) e também via WhatsApp.

As munícipes podem mandar mensagens de texto ou áudio para o número 4992-2936. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 9h às 15h.

Autor: Daniele Vieira