29 ABR 2023
Santo André inaugura Centro de Apoio Social em Paranapiacaba
Serviço conta com espaço para recepção, sala para atendimento individual e local de atividades coletivas
Santo André, 29 de abril de 2023 – A Prefeitura de Santo André inaugurou neste sábado (29) o Centro de Apoio Social (CAS) de Paranapiacaba. O equipamento tem como objetivo oferecer uma maior aproximação e auxílio aos moradores da Vila, qualificando ainda mais o atendimento da Assistência Social na região.

"A especialidade de Santo André é cuidar de gente. Esta entrega representa a aproximação de Paranapiacaba com o poder público e os serviços oferecidos. Uma obra de pequeno porte do ponto de vista de investimento e estrutura, mas de grande importância para os moradores da região", destacou o prefeito Paulo Serra.

O serviço conta com espaço para recepção, sala para atendimento individual e local de atividades coletivas. A equipe volante é formada por um administrativo, uma assistente social e uma psicóloga. A unidade de apoio dispõe ainda de estrutura de informática, internet e telefonia, oferecendo uma condição completa de atendimento para a equipe.

“A inauguração deste espaço visa qualificar ainda mais o atendimento da Assistência Social no município, trazendo uma estrutura diferenciada para o auxílio da equipe volante da secretaria aos indivíduos e famílias em Paranapiacaba, ampliando nosso trabalho social na região, facilitando o acesso aos serviços socioassistenciais e de garantia de direitos", afirmou o secretário de Assistência Social, Marcelo Delsir.

O novo CAS Paranapiacaba permitirá também a materialização do trabalho intersetorial com outras secretarias, ampliando a oferta de oportunidades aos moradores da Vila com busca ativa e um ônibus para acesso aos serviços na região central do município.

No local serão ofertados serviços de inclusão e atualização do Cadastro Único, escuta especializada e sigilosa das famílias e/ou indivíduos, acompanhamento familiar, oficinas temáticas e interativas, busca ativa das famílias e/ou indivíduos que mais necessitam do serviço e não conseguem acessá-lo, visita domiciliar, orientações sobre como acessar direitos, encaminhamentos para outros setores da rede de serviços socioassistenciais e outras políticas públicas, campanhas e palestras.

"Uma demanda antiga dos moradores que hoje é realidade. A equipe da Assistência Social já é muito bem-vinda e poderá executar os serviços com ótima estrutura", pontuou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Todas as ofertas têm como objetivo aumentar a capacidade das famílias em proteger seus membros e fortalecer a comunidade para a prevenção dos riscos e o enfrentamento das dificuldades vivenciadas no território, garantindo melhor qualidade de vida para todos.

Campo de futebol - Além da cerimônia de inauguração do CAS, o prefeito Paulo Serra aproveitou para vistoriar as intervenções de restauro do campo de futebol da Vila, um patrimônio tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e Comdephaapasa (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).

"Viemos acompanhar como está o primeiro campo de futebol com as medidas oficiais do Brasil e que está em Paranapiacaba. No Festival de Inverno faremos a entrega deste importante patrimônio histórico", anunciou o chefe do Executivo andreense.

O campo, que contará com gramado natural, recebeu intervenções como a revitalização da arquibancada original de madeira, além das construções de vestiários, sanitários e muros de contenção de taludes.

18º Festival do Cambuci - Termina neste feriado prolongado do Dia do Trabalho mais uma edição do Festival do Cambuci em Paranapiacaba. O evento, que integra a celebração dos 470 anos de Santo André, vai até segunda-feira (1°) e oferece uma programação recheada de atrações culturais, além da Feira Caminhos do Cambuci com diversos produtos, de doces a bebidas.

O casal Adriana e Reinaldo prestigiou um dos mais tradicionais eventos que acontecem em abril. "Viemos de São Paulo para conhecer a Vila e já descobrir como é o gosto do Cambuci. Adoramos o clima".
Autor: Caroline Terzi