03 MAI 2023
EMPREENDEDORISMO
Santo André abre vagas para as Feiras de Economia Criativa
Interessados em vender seus produtos devem se cadastrar até o dia 16 de maio, no saguão do Teatro Municipal

Santo André, 3 de maio de 2023 - As Feiras de Economia Criativa de Santo André, que há mais de 50 anos comercializam artesanato e alimentação na cidade, estão com vagas abertas. Os interessados em vender seus produtos têm até o dia 16 de maio, entre 10h e 16h, para comparecer ao saguão do Teatro Municipal e tirar suas dúvidas ou já se cadastrar para o processo de seleção de empreendedores.

São ao todo 155 vagas para barracas de artesanato e 51 vagas para barracas de alimentação, distribuídas pelas feiras do Largo da Estátua (no cruzamento entre as ruas Oliveira Lima e Senador Fláquer), que acontece aos sábados; da Praça do Carmo, que acontece às quartas-feiras, sextas-feiras e sábados; do Parque Ipiranguinha, realizada aos domingos; e também da que acontece no Paço Municipal, às quartas-feiras, apenas com barracas de alimentos.

Antes de se inscrever é importante consultar o edital do chamamento público (Nº 004/2023) por meio do link: https://www3.santoandre.sp.gov.br/portaldoempreendedor/index.php/feira-de-economia-criativa/.

“As Feiras de Economia Criativa que surgiram com os hippies na década de 70 ocupam um lugar importante da memória afetiva de quem mora em Santo André. Mas, depois da pandemia, houve uma diminuição de barracas, por motivos diversos. A abertura deste processo de cadastramento tem como objetivo repor os espaços abertos, fortalecendo as feiras e resgatando as antigas ‘feiras hippie’, esse símbolo da nossa cidade”, conta a diretora do Departamento de Apoio ao Trabalhador, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Maria de Lourdes Lopes

A diretora acrescenta que, paralelamente à saída de alguns empreendedores das feiras, após a pandemia houve um aumento da demanda por oportunidade de participar da iniciativa. “Foi um período em que muitas pessoas perderam seus empregos e recorreram ao empreendedorismo como forma de geração de renda. Com a abertura deste processo, estamos também atendendo a esta demanda da população”, completa.

Apesar do grande número de vagas, é preciso saber que todos os produtos comercializados têm de ser feitos, na íntegra, pelo empreendedor. Para isso, os inscritos vão passar por uma entrevista onde apresentarão os produtos e o detalhamento de todo o processo produtivo, técnicas e materiais utilizados.

No caso de alimentação, os produtos serão degustados pelos profissionais indicados pela banca de avaliação. O período de avaliação dos produtos será entre 23 e 31 de maio, com prazo de três dias para recurso.

Os aprovados deverão se apresentar, entre os dias 5 e 23 de junho, para assinatura do Termo de Compromisso. Nesta oportunidade deverão apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência, originais. Após a assinatura do Termo de Compromisso, o empreendedor terá 60 dias para dar início às atividades, em barracas próprias. Os participantes das feiras pagam apenas um taxa anual que vai para um fundo, utilizado em benefício dos próprios comerciantes.

50 anos - A primeira feira de artesanato de Santo André surgiu na Praça do Carmo no início dos anos 70, com o movimento hippie. Daí o nome que até hoje está na memória afetiva de quem mora há muitos anos em Santo André: feira hippie.

Hoje, as feiras contam com 60 artesãos que se distribuem em quatro pontos: Praça do Carmo, no Centro; Parque Antonio Fláquer (Ipiranguinha), na Vila Alzira; Largo da Estátua, no Centro; e Paço Municipal.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Helber Aggio/PSA