04 MAI 2023
Santo André e Fundação Mapfre realizam ação sobre segurança viária com crianças
Atividade com alunos da rede municipal faz parte do calendário do Maio Amarelo, que tem objetivo de alertar sobre a necessidade de respeito no trânsito
Santo André, 4 de maio de 2023 - A Prefeitura de Santo André realizará diversas ações alusivas ao ‘Maio Amarelo’ durante todo o mês, com o objetivo de conscientizar e orientar sobre comportamentos seguros no trânsito. Uma das iniciativas é o projeto Pista Certa, feito em parceria com a Fundação Mapfre, que acontece no Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique até sábado (6).

No Pista Certa, os alunos da rede municipal de ensino realizam atividades lúdicas e pedagógicas que agregam noções do trânsito aos pequenos. Logo na chegada, as crianças participam de uma encenação teatral, onde um espaço cenográfico foi montado para transmitir questões sobre segurança viária e no trânsito. Noções sobre meio ambiente e como lidar corretamente com o lixo produzido também são abordadas na apresentação.

Após a atividade de encenação teatral, os monitores treinados apresentam aos participantes mais conteúdos relacionados a segurança viária. Todo esse ensinamento se dá por meio de atividades lúdicas e pedagógicas em um circuito montado especificamente para esse trabalho, onde as crianças pedalam e aprendem ao mesmo tempo. No total, a atividade do Pista Certa mobilizará 900 alunos das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) da cidade.

Campanha - Em mais uma edição do Maio Amarelo, com o tema 'No trânsito, escolha a vida', Santo André montou um calendário repleto de atividades durante todo o mês. Outra ação que acontecerá neste mês será o Cimob (Circuito Itinerante de Mobilidade), que consiste em uma estrutura móvel que simula uma cidade que possui sinalização, com ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres.

O Mister Mão, personagem que é símbolo das campanhas de conscientização, estará em vários cruzamentos da cidade, e também na porta de escolas durante o mês de maio. Ele vai orientar os pedestres durante a travessia para que a mesma ocorra de forma segura e também vai alertar para uma mudança de comportamento daqueles que não utilizam a faixa.

Os alunos das Emeiefs também vão utilizar o Centro de Educação para a Mobilidade, localizado na Sabina - Escola Parque do Conhecimento, para participar de atividades educativas. O objetivo é que os pequenos, de forma lúdica, repassem a mensagem de um trânsito mais seguro e responsável.

Além das ações listadas que acontecerão durante todo o mês, o Maio Amarelo em Santo André vai promover duas palestras sobre trânsito seguro em parceria com a Braskem (dia 22) e com a Bridgestone (dia 23). Ambas acontecerão em escolas municipais, respectivamente, na Emeief Papa João XXIII e na Emeief Benedito Gomes de Araújo.

O calendário completo do Maio Amarelo em Santo André está disponível no link https://l1nq.com/oKksP

Autor: Daniel Betega