12 MAI 2023
Salão de Exposições do Paço de Santo André recebe mostra de Bruno Novaes
Exposição ‘Diário 366’ pode ser conferida até dia 8 de julho; entrada gratuita
Santo André, 11 de maio de 2023 - O Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André recebe, a partir deste sábado (13), a mostra ‘Diário 366’, fruto do projeto do artista plástico Bruno Novaes. A partir de registros diários feitos com diferentes linguagens no ano bissexto de 2016, o artista desenvolveu um trabalho que contou com a participação de mais de 300 voluntários e texto curatorial de Júlia Lima.

A exposição traz as páginas do diário de Bruno Novaes em texto, desenho, colagens e fotografia, bem como os objetos enviados pelos voluntários e o próprio livro, lançado em 2021 e que estará disponível para manipulação.

Para a realização do projeto, após os registros cotidianos realizados, Novaes solicitou que voluntários escolhessem datas para receberem as páginas correspondentes do diário, então digitalizadas. Esses participantes responderam com o envio de itens que tivessem relação com da data escolhida. Todo esse processo foi documentado em um grande calendário em que Novaes fez o controle das devolutivas por meio de aquarelas dos itens recebidos.

Dessa forma, a mostra propõe o encontro entre o coletivo e o processo individual de artista, no qual a documentação de sua história se mistura com a de pessoas voluntárias participantes.

O resultado é um arquivo que coloca objetos ordinários, trabalhos de arte, documentos pessoais e lembranças afetivas em um mesmo plano, já que os motivos para a escolha das datas foram muito variados, indo de acontecimentos pessoais a eventos históricos. Longas cartas contando sobre experiências pessoais, fotografias, documentos e outros objetos estão entre os itens recebidos, que muitas vezes chegaram sem explicações.

Entre eles está uma certidão de óbito, que levanta perguntas sobre como aconteceu tal perda. Em outro caso, foram enviados pares de ingresso de cinema e uma camiseta com cheiro de guardado, sugerindo um fim de relacionamento. Assim, criou-se um diário que, além de servir como instrumento para o conhecimento de si, se tornou uma narrativa coletiva das memórias, afetos e histórias de vida de mais de 300 pessoas.

O projeto de Bruno Novaes criou, portanto, uma mostra que estimula a criatividade para que se tente entender e ampliar o significado por trás de cada item recebido. Dessa forma, a exposição propõe o encontro entre o coletivo e o processo individual de artista, no qual a documentação de sua história se mistura com a de pessoas voluntárias participantes.

Este projeto já circulou pelo Centro Cultural dos Correios de São Paulo (2021) e pelo Museu de Arte Contemporânea de Campinas (2022), e a partir de Santo André entra em itinerância com produção da Brecha Cultural, contemplado pelo ProAc Editais de 2022 e financiado pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Com o intuito de tornar a exposição ainda mais acessível, ao entrar, o público terá acesso por QR Code ao audioguia.

Haverá, ainda, a atividade "quantas histórias cabem num ano?", que convida o público para escrever ou desenhar aquilo que queira deixar registrado na exposição. Às quintas e sextas-feiras, das 13h às 17h, o educativo da mostra fará mediação cultural para grupos agendados e público espontâneo. A exposição estará acessível  de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 08 de julho de 2023.

Serviço:
Exposição Diário 366 do artista Bruno Novaes
Abertura: 13/5/23 (sábado)
Horário: a partir das 14h
Período expositivo: de 13 de maio até 8 de julho
Endereço: Praça IV Centenário, s/nº | Paço Municipal de Santo André – Centro
Visitação: segunda a sexta das 10h às 12h e das 13h às 17h
Mediação educativa na exposição: de quinta e sexta das 13h às 17h

Acessibilidade para pessoas com deficiência visual e acesso para cadeirantes.

| Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142