02 JUN 2023
EDUCAÇÃO
Alunos da rede municipal de Santo André participam de encenação teatral contra a evasão escolar
Temática será abordada com cerca de 400 estudantes com foco na frequência regular às salas de aula
Santo André, 2 de junho de 2023 – Com o objetivo de combater a evasão escolar, a equipe da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Francisca Helena Furia, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, utilizou a criatividade para debater a temática com seus alunos de faixa etária de 6 aos 10 anos.

No total, cerca de 400 estudantes da unidade de ensino terão a oportunidade de assistir à peça teatral que traz em seu enredo o duelo entre o mascote Super Presença e o vilão Dr Ausência.

“Temos que vir para a escola para não perder as aulas, atividades, brincadeiras e passeios, além de encontrar os amigos e professores", pontuou a aluna Naiara de Souza, de 7 anos.

Já o aluno Henrico Alves da Silva, de 6 anos, fez questão de dizer o quanto já apoia o Super Presença. "Eu nunca faltei. Gosto muito de vir nas aulas", contou orgulhoso.

“Com essa idade, as crianças apresentam interesse no universo de super-heróis e tivemos a ideia de criar uma personagem para ser o representante da Busca Ativa. A solução foi a criação de um mascote, o Super Presença, e um vilão, como o Dr Ausência, transmitindo a mensagem correta de incentivo aos alunos para que não faltem nas aulas”, destacou a diretora da Emeief Francisca Helena Furia, Gislaine Almeida.

Após a busca ativa diária por WhatsApp da escola, verificou-se a necessidade de trazer o lúdico para abordar com as crianças a necessidade de frequentar diariamente a unidade de ensino.

“Com o envolvimento de toda nossa equipe, usamos muito a criatividade para colocar esse projeto em andamento. E a solução foi a criação de um mascote, o Super Presença, e um vilão, como o Dr Ausência. Um enredo atrativo para os alunos e até prêmio para as salas com mais engajamento na escola com contagem de presença a partir do nosso "Faltometro", complementou a vice-diretora, Daniela Liotti.

Programa Nenhum a Menos – A iniciativa foi lançada em novembro de 2021. Alunos recebem acompanhamento constante dos profissionais. Em 2023, já foram feitas 317 visitas domiciliares; 844 atendimentos nas unidades escolares e 901 reuniões realizadas nas escolas com equipe gestora, equipe escolar e famílias.

A iniciativa tem como finalidade garantir a permanência dos alunos nas escolas da rede a partir da ação de 33 assistentes sociais que, em casos de evasão, seguem em busca do aluno, identificando os motivos que levaram o estudante a evadir ou abandonar a escola.

Para o desenvolvimento do programa, a Secretaria de Educação conta com a “Plataforma da Busca Ativa Escolar”, que consiste em uma ferramenta tecnológica de apoio às unidades escolares no enfrentamento da exclusão escolar, permitindo armazenar dados e registros necessários.

A utilização gratuita da plataforma Busca Ativa foi possível graças à parceria de Santo André com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e demais responsáveis pelo sistema.

O programa tem caráter intersetorial, contando com as secretarias da Saúde, de Cidadania e Assistência Social, de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e do Fundo Social de Solidariedade, por meio da Escola de Ouro Andreense.
Autor: Caroline Terzi