29 JUN 2023
Santo André realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social
Ação visa aprimorar atividades do Sistema Único de Assistência Social e definir diretrizes de atuação
Santo André, 29 de junho de 2023 - A Secretaria de Assistência Social de Santo André realizou nesta quinta-feira (29) a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes.

A iniciativa tem grande importância para o aprimoramento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Nessa conferência, representantes do governo, da sociedade civil e dos usuários dos serviços de assistência social se reúnem para discutir e definir diretrizes que irão nortear as políticas públicas nessa área. O evento contou com a presença do secretário Municipal de Desenvolvimento Social de São Paulo, Carlos Bezerra Junior.

O objetivo principal da conferência é promover a participação democrática e o diálogo entre os diferentes atores envolvidos na assistência social, visando a construção de propostas e ações que garantam a efetivação dos direitos sociais e a melhoria da qualidade de vida da população.

“É essencial debater temas como a proteção social, a inclusão social, a garantia de direitos, a gestão do SUAS, entre outros. Com palestras, mesas redondas, grupos de trabalho e plenárias, onde são apresentadas e discutidas as propostas de cada segmento”, destacou o secretário de Assistência Social, Andre Scarpino.

Ao final da ação, são elaboradas as diretrizes que irão orientar a atuação dos gestores e profissionais da assistência social nos próximos anos. Essas diretrizes são fundamentais, pois são resultado de um amplo debate e representam a vontade da sociedade.

Além disso, a conferência também é um espaço de articulação e mobilização social. São fortalecidos os vínculos entre os diferentes atores envolvidos na assistência social, possibilitando a troca de experiências e a construção de parcerias.

A Conferência Municipal de Assistência Social não é um evento isolado, mas sim parte de um processo contínuo de participação e controle social. Após a conferência, as propostas e diretrizes definidas são encaminhadas para as instâncias superiores, como as conferências estaduais e a conferência nacional, onde são discutidas e consolidadas as políticas públicas de assistência social.

Em Santo André, a conferência foi precedida de 14 pré-conferências que ocorreram em diversos equipamentos espalhados pela cidade, visando garantir a ampla participação popular.

Autor: Daniele Vieira