11 JUL 2023
Biblioteca Vila Humaitá, em Santo André, recebe doação de mangás
Projeto Ohara, responsável pela iniciativa, considera os quadrinhos como aliados para a criação do hábito de leitura entre crianças e jovens
Santo André, 10 de julho de 2023 - Os 72 volumes da coleção completa do famoso mangá Naruto, que conta a história do jovem ninja Naruto Uzumaki, e mais 145 volumes da Turma da Mônica Jovem, quadrinhos que trazem os personagens criados por Mauricio de Sousa em aventuras da adolescência, estarão disponíveis para leitura na Biblioteca Vila Humaitá, em Santo André, a partir de agosto. A unidade fica na Rua Guerra Junqueiro, 366.

Os 217 volumes foram doados à Biblioteca Vila Humaitá pelo Projeto Ohara, uma iniciativa social focada na doação inteligente de mangás, que atua em parceria com a empresa Meta, por meio do programa Aceleradora de Comunidades do Facebook. O programa impulsiona projetos que fomentam o desenvolvimento e a inovação em diversas áreas, incluindo educação, cultura e arte.

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos japonesas, criadas com características marcantes que os diferem das revistas em quadrinhos de outros países, como a forma de leitura, publicação, diagramação e traços nos desenhos dos personagens, como o tamanho dos olhos.

“Há uma perspectiva equivocada de que a leitura de mangás é apenas um passatempo trivial em comparação com outros tipos de literatura. No entanto, esta visão subestima o poder desta forma de mídia na alfabetização infantil e formação de novos leitores”, destaca Kelly Ribeiro, uma das coordenadoras do Projeto Ohara.

No universo das obras literárias que capturam a imaginação das crianças e adolescentes, os mangás são especialmente populares. São quadrinhos que possuem um estilo oriental distinto de narrativa que traz valores essenciais como companheirismo, lealdade, amizade e família.

Primeiramente os mangás serão encaminhados para preparo técnico e inseridos no catálogo online da Rede de Bibliotecas de Santo André. A Biblioteca Vila Humaitá possui um acervo de aproximadamente 6,1 mil títulos, composto principalmente por livros impressos, abrangendo assuntos e gêneros variados. Todos disponíveis para empréstimo.

Segundo a encarregada de bibliotecas Luciana Tavares, sempre há bastante procura por mangás na Biblioteca Vila Humaitá, principalmente os da Turma da Mônica Jovem. “A doação veio em ótima hora, uma vez que a coleção que havia na unidade estava incompleta e com poucos exemplares. Isso vai possibilitar um número maior de empréstimos à comunidade”, comemorou. A Biblioteca Vila Humaitá recebe em média 450 pessoas por mês.

O Projeto Ohara é uma realização do grupo Geekdama, uma comunidade de entusiastas da cultura pop, e busca gerar impacto social por meio de ações educacionais e culturais voltadas para a promoção da leitura, com foco no ABC.

Além de Santo André, também doou recentemente exemplares para a Bibliotech, da Fábrica de Cultura em São Bernardo, e para a Biblioteca Paul Harris, em São Caetano. O potencial de impacto social e comunitário do projeto possibilitou que o Ohara recebesse o apoio do Programa Aceleradora de Comunidades, uma iniciativa global da Meta que oferece suporte, recursos e capacitação.

| Texto: Paola Zanei

| Fotos: Alex Cavanha/PSA