13 JUL 2023
Escola Livre de Dança de Santo André abre inscrições para cursos
Há vagas para Formação Intensiva em Dança, Núcleo de Prática e Pesquisa, além de Núcleos Preparatórios Adolescente e Infantil
Santo André, 12 de julho de 2023 – A Escola Livre de Dança (ELD) de Santo André abriu inscrições para cursos nesta quarta-feira (12). Estão disponíveis vagas para Formação Intensiva em Dança, Núcleo de Prática e Pesquisa, além dos Núcleos Preparatórios Adolescente e Infantil.

As convocatórias para cada um dos cursos, bem como as inscrições, estão disponíveis por meio da plataforma CulturAZ. Para detalhes sobre a Formação Intensiva basta acessar o link http://acesse.santoandre.br/FormacaoELD. Informações sobre os cursos do Núcleo de Prática e Pesquisa estão disponíveis no endereço http://acesse.santoandre.br/NucleoPesquisaELD.

Para se inscrever no Núcleo Preparatório Adolescente o munícipe deve acessar o link http://acesse.santoandre.br/NucleoPrepELDA. As inscrições para o Núcleo Preparatório Infantil devem ser feitas pelo endereço http://acesse.santoandre.br/NucleoPrepELDI. Para estes dois núcleos, o formulário está disponível via Google Forms.

Formação Intensiva - Para se inscrever na Formação Intensiva da Escola Livre de Dança é preciso ter 17 anos completos. Com três anos de duração, a formação busca promover a autonomia dos estudantes e o seu desenvolvimento profissional ligado à dança, aprofundando e ampliando os conhecimentos práticos e teóricos referentes a essa linguagem artística.

O curso é formado por diversas disciplinas oferecidas diariamente ao longo de três anos. As disciplinas que compõem atualmente o curso são: Anatomia Experiencial, Teorias da Dança, Composição Coreográfica, Práticas de dança 1, 2, 3, 4, 5, e 6, História da Dança, Presença Cênica, Pedagogia Experiencial, Educação Somática, Criação em Dança, Produção e Políticas Culturais, Dança e Tecnologia. Serão oferecidas 30 vagas para este curso.

Os candidatos que fizerem a inscrição passarão por um processo seletivo presencial composto por três fases: uma aula prática com dinâmica e exercícios de dança, um exercício de criação e uma entrevista. O resultado final será divulgado no dia 4 de agosto, pela plataforma CulturAZ.

Núcleo de Prática e Pesquisa - O Núcleo de Prática e Pesquisa oferece quatro opções de cursos para pessoas com 18 anos ou mais. Todos eles se fundamentam em uma pedagogia crítica e investigativa, desenvolvendo em seu percurso práticas corporais e a investigação de poéticas da dança como base do aprendizado nesta linguagem.

Os cursos oferecidos pelo Núcleo são: Movimento 1 - Práticas do Invisível - encontro entre práticas orientais e dança contemporânea; Movimento 2 - Dança e Prana - Cruzamentos entre yoga e dança contemporânea; Movimento 3 - Dramaturgias do corpo (curso de teoria); Movimento 4 - Corpo terremoto; e Movimento 5 - Corpo episteme (curso de aperfeiçoamento para alunos que já tenham cursado ao menos um ano de aula em outro curso do Núcleo de Prática e Pesquisa).

Adolescentes e crianças - Os cursos do Núcleo Preparatório Adolescente oferecem formação para pessoas com idade entre 13 e 17 anos. São divididos por idade em Fundamental - Sons do Corpo, direcionado para adolescentes com idade entre 13 e 14 anos, e Elementar - Escrever Danças, Mover Palavras, para quem tem idade entre 15 e 17 anos. Serão oferecidas 30 vagas para cada uma das turmas.

O Núcleo Preparatório Infantil, no entanto, oferece cursos para crianças com idade entre 7 e 12 anos, também divididos em duas opções de acordo com a faixa etária. Para crianças com idade entre 7 e 9 anos, o curso disponível é o Pré Dança – Jogos para Dançar. Para quem tem idade entre 10 e 12 anos, o curso é Iniciação à Dança – Desenhos do Corpo. Há semana de vivência e adaptação para os cursos do Núcleo de Prática e Pesquisa, para o Núcleo Preparatório Adolescente e para o Núcleo Preparatório Infantil.

ELD - Escola Livre de Dança (ELD) é um projeto da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André em que são desenvolvidas atividades na área de dança desde 2000. Em 2004, teve início a primeira turma de formação em dança contemporânea. Os cursos da ELD têm como objetivo geral a proposta de estimular a prática e pesquisa da linguagem da dança e oferecer um percurso formativo organizado para pessoas que pretendem aprofundar seus conhecimentos e práticas sobre dança.

| Texto: Paola Zanei

| Fotos: Bruno Amorim e Paula Ramos