11 AGO 2023
SEMASA
Programa Ponto Limpo transforma área degradada no Jardim Santo André
Semasa requalificou um ponto de descarte irregular de resíduos, na antiga Rua do Cruzeiro, com grafite, plantio e colocação de vasos

Santo André, 11 de agosto de 2023 – A manhã na Rua do Cruzeiro, batizada recentemente de Rua Beth Carvalho, começou diferente nesta sexta-feira (11) para os moradores do Jardim Santo André. A nova paisagem do local, inclusive, traz um choque de realidade para quem não circula pela via há algumas semanas. É que um terreno que se tornou ponto crítico de descarte irregular de resíduos foi revitalizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em conjunto com a população.

Uma montanha com entulho, móveis, madeira e até animais mortos agora deu lugar a um espaço com arte em grafite de temática ambiental, canteiros e vasos com plantas das espécies comigo-ninguém-pode, jade, espada-de-são-jorge e espada-de-santa-bárbara. A iniciativa integra o programa Ponto Limpo, que visa requalificar locais que sofrem com esse crime ambiental.

“É uma alegria poder ver a transformação de um antigo ponto de descarte irregular de resíduos, trazendo mais qualidade de vida à população. Desde julho, retiramos mais de 200 toneladas de materiais que foram despejados de forma inadequada, ao custo de cerca de R$ 120 mil. A rua é a extensão da nossa casa. Por isso, precisamos ter um local digno e confortável para se viver”, afirma o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

A Rua Beth Carvalho fica em uma área que pertence à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), porém o Semasa interveio com o objetivo de combater esse problema.

O processo de revitalização começou com a limpeza de um terreno de difícil acesso, em uma ladeira. O serviço ainda deve ocorrer nos próximos dias devido à grande quantidade de resíduos e dificuldade para executar os trabalhos, exigindo que a limpeza seja feita manualmente. O Semasa, porém, já removeu mais de 90% do que foi jogado irregularmente.

A autarquia também instalou alambrado na mureta para impedir que as pessoas continuassem descartando materiais de forma inadequada. “Esse problema atrai animais vetores de doenças, como ratos e baratas, e isso prejudica a saúde de todo mundo. A gente precisa avisar que aqui não é o local correto para descartar resíduos. O Semasa, inclusive, vai inaugurar o segundo ecoponto no bairro, a poucos metros”, explica o superintendente adjunto e diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, Edinilson Ferreira dos Santos.

A ação de revitalização contou com diversas atividades de educação ambiental para sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente. Houve intervenção cultural com radiocicleta, contação de história, roda de brincadeiras cantadas, jogos e entrega de brinquedos doados nas Estações de Coleta, por meio do projeto Gincana Ecológica, além de cortejo pelas ruas do Jardim Santo André e entrega de algodão doce e pipoca.

A maioria dos materiais utilizados para a revitalização do local veio de doação feita pelos moradores, principalmente nas Estações de Coleta. A ajudante de costureira Gabriela de Lima Santana, 21 anos, fez questão de doar um vaso de planta da espécie espada-de-são-jorge para enfeitar o local. “O lixo estava na altura da grade e tinha muito bicho. Agora está ficando ótimo. É bom saber que a gente é lembrado. Com essa ação, creio que aqui vai ser um ponto limpo, bonito, mais interessante para as pessoas”, comemora.

Estações de Coleta – O Jardim Santo André conta com a Estação de Coleta Loreto (Avenida Loreto, 101) para que os munícipes descartem corretamente diversos tipos de resíduos volumosos, como entulho, madeira, móvel velho, eletroeletrônico, pneu, óleo de cozinha usado, estofado e isopor. Até setembro também deve ser inaugurada a Estação de Coleta Jardim Santo André, que fica na Rua da Visão, no número 501.

Cada morador pode fazer a disposição de até 1 metro cúbico de resíduos, que é o equivalente a 10 sacos de lixo de 100 litros. Até o fim deste ano, Santo André terá 30 ecopontos na cidade. Os endereços e horários de todas as unidades podem ser consultados em www.semasa.sp.gov.br.

Sobre o programa Ponto Limpo – O Semasa criou o programa Ponto Limpo para qualificar espaços que sofrem com descarte irregular de resíduos, contando com o envolvimento da população.

Com esta iniciativa, o Semasa pretende transformar locais degradados em áreas verdes, estacionamentos ou praças. O pacote de melhorias ainda inclui arte em grafite, possibilitando que os ambientes fiquem mais coloridos e com mensagens e ilustrações que sensibilizem a população para as questões ambientais.

Os moradores podem denunciar para o Semasa, de forma sigilosa, quem pratica descarte irregular de resíduos. Isso pode ser feito pelo WhatsApp comercial 4433-9011, redes sociais @semasasantoandre e pelo site da autarquia. Quando pego em flagrante, ou com provas claras, o infrator é multado e obrigado a efetuar a limpeza da área.
Autor: Susi Elena