21 SET 2023
SEMASA
Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais
Semasa apresentou, nesta semana, cinco trabalhos técnicos em evento promovido pela Assemae
Santo André, 21 de setembro de 2023 - Programas, projetos, obras e outras ações reconhecidas por fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santo André foram expostos, nesta semana, em um evento que reuniu autarquias de todo o Brasil. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participou do 51º Congresso da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Os impactos do Moeda Verde, principal política socioambiental da cidade, foram analisados nos cinco primeiros anos de existência do programa. Lançado em novembro de 2017 pelo Semasa e pelo Fundo Social de Solidariedade, a iniciativa que troca recicláveis por alimentos já arrecadou mais de mil toneladas de materiais e distribuiu mais de 200 toneladas de frutas, legumes e verduras. Além disso, combateu cinco pontos de descarte irregular de resíduos, reduzindo gastos de limpeza de R$ 1 milhão para R$ 100 mil.

O papel estratégico das Estações de Coleta do município para a correta destinação dos resíduos também foi discutido. Em todo o ano de 2022, o Semasa fez mais de 300 mil atendimentos nos ecopontos e recebeu mais de duas mil toneladas de recicláveis, cinco mil colchões, 900 toneladas de poda de vegetação, além de cerca de 19 mil toneladas de entulho, 4,8 mil toneladas de madeira, quase 10 toneladas de óleo de cozinha usado, 5,7 mil toneladas de pneus, 300 toneladas de telhas de amianto e 13,6 mil sofás.

Esses equipamentos públicos ainda recebem a doação de roupas, calçados, objetos e acessórios, potencializando o desenvolvimento de ações socioambientais para pessoas em situação de vulnerabilidade social, como os projetos Breshopping Sustentável e Gincana Ecológica. Essa última ação permite que crianças brinquem, somem pontos e troquem por brinquedos.

Outra apresentação que ocorreu foi referente a todas as iniciativas do Semasa realizadas nos últimos anos para fortalecer a reciclagem e diminuir o volume de resíduos encaminhado ao Aterro Sanitário Municipal. Dentre elas, estão os projetos Meu Condomínio Recicla, Composta Santo André e A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública).

O projeto “Do Sólido ao Gasoso – Descobrindo as rotas finais dos resíduos sólidos urbanos”, que teve como objetivo analisar a viabilidade técnica e socioambiental para reaproveitar os gases gerados no aterro, promover um estudo dos resíduos sólidos e contribuir para a criação de uma política municipal de mitigação dos gases do efeito estufa, também foi apresentado.

A participação no congresso nacional foi concluída com um trabalho sobre a experiência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na governança regional dos resíduos da construção civil. O foco foi abordar o programa Operação Obra Limpa  – criado para combater o descarte irregular de entulho e a implantação da Usina de Resíduos da Construção Civil –, equipamento que visa reaproveitar esse tipo de material em obras, gerando economia de recursos públicos.
Autor: Susi Elena